Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário: Juíza da 1ª Vara participa de audiência pública em povoado


Juíza Rosângela Macieira durante audiência pública
Juíza Rosângela Macieira durante audiência pública

 A juíza Rosangela Prazeres, titular da 1ª Vara de Rosário, participou no último dia 11, de uma audiência pública na localidade de São João do Rosário. Na pauta dos debates, a segurança pública, com ênfase para o crescimento do tráfico de entorpecentes.

Durante a audiência, a magistrada observou que ocrescimento do tráfico de drogas, por si só, é fator relevante no aumento de crimes violentos. E definiu: “Para um enfrentamento das causas, o caminho é a participação de toda a sociedade, cobrando soluções do Poder Público e se organizando em redes comunitárias de proteção e apoio, de desenvolvimento social e mesmo de questões de segurança pública”.
Representantes da comunidade, quando utilizaram a palavra, destacaram dois principais pontos de preocupação: o aumento do tráfico de drogas na região, fomentando a incidência de crime como furtos, roubos e outros crimes mais graves; e a ausência de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida daquela comunidade.

“Grande parte das ações necessárias que estão sendo objeto de reclamação da população de São João do Rosário está na gestão urbana, que compete aos municípios. E como a segurança pública é tarefa dos Estados, é preciso haver integração entre políticas urbanas e políticas de segurança pública”, afirmou Rosângela Prazeres, ressaltando sobre as deficiências estruturais de São João do Rosário.
Dentre as ações destacadas e de maior carência da comunidade, estão a falta de assistência médica e de pavimentação das ruas, bem como a ausência de iluminação pública e a precariedade das escolas.

Além da magistrada, compareceram à audiência vários líderes comunitários, professores, o Secretário de Assistência Social do Município de Rosário, Siló Aquino, o Major da 7ª CI, José Roberto Moreira Filho, representantes do Conselho de Segurança da Comunidade, além dezenas de moradores. A reunião foi encerrada com a assinatura de uma carta de reivindicações que seria encaminhada à Prefeita da cidade.

Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação da CGJ-MA
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.