Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário: Uma multidão foi às ruas em novo ato e atitude da prefeita instigou confusão


Irlahi e sua segurança particular  levaram um banho de vinho, após provocarem os manifestantes. Foto: Thayná Teixeira.



A manifestação criticou a recente Audiência "Pública" de Prestação de Contas realizada sem divulgação pelo governo Irlahi e onde o povo não teve voz nos microfones. E foi cobrada uma Audiência verdadeiramente Pública, de preferência na Praça da Matriz. 



Rosário (MA) - Na última quarta-feira (26), centenas de moradores (a maioria jovens e até a terceira idade) de Rosário foram as ruas, exigir um basta a corrupção e cobrar transparência pública, na manifestação conhecida como #VemPraRua Rosário II ou “Para Rosário Contra a Corrupção” que fez parte da Parada Nacional Contra a Corrupção, as reivindicações eram basicamente as mesmas do último domingo (23), mas dessa vez ocorrem confusões.

Os manifestantes se concentraram na Praça Benedito Leite no final da tarde, de onde saíram pelas ruas do centro e alguns bairros. O movimento seguia pacificamente, até que em frente a casa do pai da prefeita Irlahi Moraes, a mesma apareceu e irritou aos manifestantes com suas atitudes provocativas.

Esbouçando sorrisos em reação aos gritos e diversos protestos, Irlahi tentou abraçar manifestantes e solicitou vez no microfone do carro de apoio da manifestação, o que irritou a muitos. Nesse momento um rapaz jogou vinho em Irlahi e uma confusão foi instaurada, principalmente após provocações de um(a) segurança particular da prefeita que agrediu fisicamente uma manifestante.   

A equipe da polícia militar, com apoio regional e da tropa de choque da capital, reagiu protegendo a prefeita e efetuando a prisão daquele que jogou o vinho, além disso, alguém agrediu um policial da cidade com uma pedrada, segundo informou a 7ª Companhia Independente que a principio priorizava a proteção de patrimônios públicos e privados, entre eles a Clínica Nossa Senhora do Rosário (que pertence a prefeita Irlahi).

No entanto, não houve registro de depredações em prédios e/ou feridos. Apesar dos problemas citados, a manifestação que atraiu um público bem maior que a anterior também foi bem recebida pelos moradores que aplaudiram e tiram muitas fotos. Ao final, no cruzamento entre a Avenida Vitorino Freire e a Rua Heráclito Nina, os manifestantes sentaram no chão e foi dado um prazo de um mês para os três poderes do município mudarem suas posturas, atendendo e apoiando a pauta de reivindicações do movimento, caso contrário uma nova manifestação será realizada e desta vez com muitas denúncias.


Dessa vez os manifestantes protestaram em frente ao Arraial Zé Nazar, ao ginásio municipal O Ferreirinha e a Delegacia Regional, na Rua Padre Possidônio (entrada da cidade) quando os manifestantes bloquearam o tráfego por alguns minutos / BR-402. Foto: Thayná Teixeira.




O outro lado
Nas redes sociais e em blogs, alguns representantes do governo Irlahi que participaram da manifestação passada, criticaram duramente esse segundo ato. Principalmente em reação as críticas mais duras contra o governo municipal e também pela participação de dois ou mais políticos que não tinham sido convidados e que também não tiveram direito de usar o microfone.

Já a assessoria de Comunicação da Prefeitura usou seus blogs para detonar e colocar a prefeita como vítima. Atitude seguida nas redes sociais por vários secretários, assessores e prestadores de serviços do atual governo. 


Arrecadação em prol do Conselho Tutelar
Durante a manifestação foi realizado uma campanha de arrecadação, objetivando o conserto de uma moto que é o único veiculo municipal oficialmente a disposição do Conselho Tutelar e que a Prefeitura se recusou a consertar.




Imagens da Concentração na Praça Benedito Leite:
Alguns jovens usaram aquele que é o maior ícone das manifestações brasileiras de 2013 depois bandeira do Brasil, as famosas máscaras de Guy Fawkes, rosto que foi popularizado pelo filme "V de Vingança", de 2006, mas que representa um soldado inglês envolvido na Conspiração da Pólvora, levante católico do começo do século 17 cujo objetivo era explodir o parlamento da Inglaterra. Foto: Léo Carvalho.
Na foto de Flor de Liz, um importante alerta.

Jovens de Rosário seguraram faixas contra a corrupção e em favor da transparência. Foto: Flor de Liz.

"Ou para a Corrupção ou paramos Rosário", dizia faixa carregada por jovens. Foto: Flor de Liz.

A criatividade da juventude rosariense marcou presença em muitos cartazes,
como pode ser observado na foto de Leonardo. 

Em mensagem inteligente, Léo Carvalho (foto) lançou o desafio aos políticos.

Essa representa perfeitamente a indignação da juventude rosariense e da população em geral
que cobra a aplicação correta dos recursos públicos. Foto: Wellison Martins. 








Obs.: Como o titular do blog RN chegou atrasado para registrar as imagens, foi tomado a liberdade de usar algumas fotos publicadas nas redes sociais pelos manifestantes que mostram a concentração e a confusão com a prefeita de Rosário (foram colocados os devidos créditos).




Imagens do RN:























































Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

18 comentários:

  1. Ela é muito debochada, pois a única vítima é o povo rosariense que não tem mais nem a p... do centro cirúrgico que ta fechado.

    Te toca Irlahi que tua administração pé na cova ta mais enrolada que cego em tiroteio.

    ResponderExcluir
  2. Ela tinha que ficar na dela como na audiência dela que o povo não teve a chance de dizer nada. Irlahi agora aguenta e mostre os 30 anos de preparação, procure pelo menos ser melhor que esses prefeitos ruins que passaram.

    ResponderExcluir
  3. Que mutidão maluco????uns 50, um monte de arruaceiro...passaram na minha rua chutando portas deveriam era prender quem deu bebida...já q só tinha menor de idade.

    ResponderExcluir
  4. arroxa meu povo e quem sabe na pressão ela comece a fazer as coisas.

    ResponderExcluir
  5. chega dar nojo a cara sinica dela rindo do povo eita prefeita debochadona mais o troco vem em 2014

    ResponderExcluir
  6. A prefeita Irlahi transformou uma manifestação pacífica em baderna. Eita prefeitinha desordeira, siô!

    ResponderExcluir
  7. Ela fez tudo errado ela tinha que ficar quietinha esperando o povo fazer besteira pra ela ter a razão.

    ResponderExcluir
  8. Eu contei mais de 200 e pra pradões de rosário é multidão sim, o blogueiro ta certo mais acho que tem coisas mais interessante pra se debater que a quantidade. tipo a necessidade do conselho tutelar, esse erro da prefeita de provocar os manifestantes por que numa manifestação é dificil e até impóssivel se controlar a atitude das pessoas.

    sobre a pauta, gostaria que fosse publicada logo pois é de suma importância pra prefeita saber o que o povo ta cobrando dela.

    ResponderExcluir
  9. foi muito boa todos estão de parabéns, menos o maluco que tava bebendo vinho e jogou na prefeita e o doido da pedrada e claro totalmente reprovado a atitude da prefeita que mostrou todo seu lado oportunista.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a matéria. Parabéns!

    Assim que tem que ser.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito é na rapaziada... Valeu we força Mauro que esse conserto vai sair e nos vamos passar na cara dos assessores a foto da moto funcionando marrapá sior

    ResponderExcluir
  12. Vandalismo é o que está acontecendo com o nosso hospital SESP, com as escolas dos nossos jovens e crianças, com nossas ruas esburacadas, iluminação pública esculhambada. Essa administração desrespeita a população e, portanto, valida e respaldam todas estas manifestações que estão acontecendo contra a péssima qualidade dos serviços públicos prestados em Rosário. A prefeita de Rosário, Irlahí, é uma vândala!!!

    ResponderExcluir
  13. Nem obla de maquiagem essa pola da plefeita faz. O ùnico que fez foi Joaquim queixo de pau que fez o banco do sabel, mas banco de sentar que ė bom nāo fez nem unzinho!
    Educaçāo e saůde de qualidade jā

    ResponderExcluir
  14. lamentável Irlahi, votei em vc mais não concordo que vc provoque tem que ouvir e esperar a hora serta de da resposta

    ResponderExcluir
  15. juaquim cara de pau acha que educação se faz é dando dinheiro pra aluno estudar eu quero saber deonde esse inventor charladrão copiô essa maluquisse.piu,piu,meu amigo ronald marido de lucia que tu será vingado.

    ResponderExcluir
  16. A prefeita protagonizou um ato de grande irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  17. Acho que tem gente se preocupando com números e esquecendo da qualidade das pessoas que lá estavam gente guerreira de diferentes visões políticas mas que se juntaram em prol da cidade.


    Tenho orgulho de poder contar pros meus netos no futuro que fui um dos 300 corajosos que foram pra rua enfrentar os poderosos desta época.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.