Facebook

Gadgets

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Econométrica aponta Hilton Gonçalo como terceira via

Renato Viana Waquim     junho 10, 2013  Sem Comentários

Hilton Gonçalo é uma realidade
Do Maranhão Hoje

Uma nova pesquisa, realizada desta vez pelo Instituto de Pesquisa Econométrica, volta a apontar que o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PDT) já tem a preferência de uma boa parte do eleitorado maranhense, o que acaba lhe consolidando para uma possível disputa ao governo do estado em 2014.  De acordo com os números apontados, o pedetista vem tomando espaço do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino (PC do B), que ainda aparece na liderança e do segundo colocado Luís Fernando (PMDB).

A Econométrica montou um seguinte cenário: Flávio Dino, Luís Fernando Hilton Gonçalo e Saulo Arcangeli. E neste foi apontado que o candidato comunista teria 54%, o secretário estadual de Infraestrutura 25%, Hilton Gonçalo 7,3% e Saulo Arcangeli 0,9%. A pesquisa foi realizada no período de 23 a 30 de maio e ouviu 2.070 eleitores em 38 municípios localizados em todas as regiões do estado.

Esta é a segunda pesquisa que aponta Hilton Gonçalo com uma boa parcela do eleitorado maranhense. Em março o Instituto Conceito projetou um cenário com Flávio Dino, Lobão (PMDB) e o ex-prefeito, naquela oportunidade Gonçalo já aparecia com percentual semelhante.

O cenário projetado pela Econométrica é o que aponta a real possibilidade de candidatos, uma vez que a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) deve ficar de fora da disputa, por conta da dificuldade que a parlamentar terá para se viabilizar candidata. O seu partido se fundiu com o PMN, virando o MD e que agora deve ter como presidente, o também deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não apresenta o nome dos prováveis candidatos, Flávio Dino lidera com 29,2% das intenções. Em segundo lugar aparece o nome da governadora Roseana Sarney, que não poderá disputar nova reeleição em 2014, com 4,6%. O secretário Luis Fernando aparece em terceiro e é lembrado por 3,4%; o ex-prefeito de São Luís, Castelo (PSDB) por 1,9%, o ministro Edison Lobão por 1,7%; o de Hilton Gonçalo com 1,1% e os outros nomes com pontuação abaixo de 1%, entre os quais Eliziane Gama, Zé Reinaldo, Tadeu Palácio, Edivaldo Holanda Júnior etc.

Rejeição – No quesito em que o eleitor não votariam de jeito nenhum, o candidato do grupo Sarney aparece com 33,5%, ou seja, Luís Fernando lidera o índice de rejeição da pesquisa. Já Flávio Dino aparece com 14,1% de rejeição, os demais candidatos não são citados neste quesito.

37,6% dos maranhenses querem melhorias na Saúde do estado

A pesquisa informa também que a principal preocupação do eleitorado é saúde. Mais de 37% dos entrevistados disseram que o principal problema a ser resolvido no estado é a saúde. Em segundo lugar aparece a pavimentação de rodovias com 13,2%.  Saneamento básico, segurança e educação vem em seguida como as principais áreas que precisam passar por sensíveis melhorias segundo a população.

Hilton Gonçalo se viabiliza

Atualmente no PDT, Hilton Gonçalo governou a cidade de Santa Rita por oito anos e após terminar seu mandato, entregou a prefeitura com mais de 80% de aprovação. A cidade registrou melhoria em todo os índices sociais e uma das marcas do gestor é ter acabado com as moradias em casa de palha e ter implantado a primeira escola em tempo integral para quilombolas.

As ações e os números de Hilton, o credenciam para disputar o governo do estado, diante disso, inúmeros convites de filiação já partiram para o ex-prefeito. Ainda indefinido quanto ao rumo que irá tomar, pois seu partido ainda pede que ele coloque em discussão interna sua candidatura, o pré-candidato ao governo já começa a costurar alianças em torno de suas candidaturas.

Como apoiadores desse projeto, Gonçalo tem o apoio de Waldir Maranhão, que lhe ofereceu o PP para ser candidato, ainda tem convites do PRP, PV, PSDC, PHS e o também deputado federal Carlos Brandão, o procurou para uma possível filiação no PSDB.

Enquanto não tem definido qual legenda deve se filiar, Hilton alcança a consolidação do seu nome rumo à disputa do governo do estado.

Números da pesquisa:
Se a eleição para governador fosse hoje, em quem você votaria? (ESPONTÂNEA)

Flávio Dino 29,2%
Candidato da Roseana 4,6%
Luís Fernando 3,4%
João Castelo 1,9%
Edison Lobão 1,7%
Hilton Gonçalo 1,1%
Eliziane Gama 0,9%
Zé Reinaldo 0,9%
Tadeu Palácio 0,9%
Sebastião Madeira 0,6%
Edivaldo Holanda Júnior 0,3%
João Alberto 0,2%
Roberto Rocha 0,1%
Dutra 0,1%
Nenhum 1,5%
Não sabe/Não respondeu 52,9%
E entre estes candidatos, em qual você votaria para GOVERNADOR? (ESTIMULADA)

Flávio Dino 54%
Luís Fernando 25%
Hilton Gonçalo 7,3%
Saulo Arcangeli 0,9%
Nulo 3%
Não sabe/Não respondeu 9,7%
E entre estes candidatos quem você não votaria de jeito nenhum?
Luís Fernando 33,5%
Flávio Dino 14,1%
Não rejeita nenhum 26,8%
Rejeita os dois 4%

Não sabe/Não respondeu 21,6%

, , ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo