Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Saúde: Ex-prefeito RJ de Rosário é condenado por 'máfia das sanguessugas'


Raimundo João terá que devolver quantia e pagar multa





Os ex-prefeitos de Conceição do Lago Açu, Fernando Luiz Maciel Carvalho, e Rosário, Raimundo João Pires Saldanha Neto, foram condenados pela Justiça Federal pelo envolvidos na manipulação de licitações para aquisição de ambulâncias, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. As irregularidades envolvem tanto a gestão do valor repassado e a sua aplicação, como o procedimento licitatório e o processo de pagamento.
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) constatou o esquema fraudulento, o que motivou operação conjunta do Ministério Público Federal e Polícia Federal, conhecida como a "Máfia das Sanguessugas", para investigar o golpe. O escândalo de corrupção, que estourou em 2006, tinha como objetivo desviar dinheiro público, privilegiando empresas e superfaturando preços de unidades móveis de saúde.
A Procuradoria da União no Maranhão (PU/MA) ajuizou Ação Civil Pública pelos atos de improbidade administrativa dos ex-prefeitos. A unidade da AGU sustentou que o relatório da Controladoria demonstrou falhas em todo o processo de licitação. Foi constatado desde a ausência de publicação do edital, de pesquisa de preços, até a não concordância com as especificações contidas no Plano de Trabalho, como falta de cilindro de oxigênio, entre outros itens.
O Juízo da Subseção Judiciária de Bacabal condenou o ex-prefeito de Conceição do Lago Açu a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por quatro anos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios e o pagamento de multa no valor do dano causado ao município na quantia de R$ 18.225,01, corrigida por índices oficiais.
Já o Juízo da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão condenou o ex-prefeito de Rosário à suspensão dos seus direitos políticos por três anos, pagamento de multa correspondente ao dobro do valor dos recursos repassados ao município e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

A PU/MA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

6 comentários:

  1. Cheguei aqui em 2001 e de lá pra cá posso dizer com toda certeza que RJ foi o melhor prefeito que vi em Rosário. Foram dois anos incriveis de muito trabalho, cidade limpa, festa inesqueciveis, asfaltamento de ruas, a obra da praça da matriz e outras praças, várias reformas, operações tapa buracos direto, mas infelizmente ele fez a besteira de falir a prefeitura com a família Sarney que tinha se queimado com o Polo de Confecções, daí pra frente foram dois anos de atrasos que queimaram RJ, inclusive com o fim do grÊmio recreativo com a doação de terrenos que geraram agravaram o alagamento na Travessa da Balaiada, a questão dos kits sanitários no Iraque, a pista do skate, recursos para o forte e estação desviados, ambulâncias quebradas e começou aí as buraqueiras e a zona no sesp. Mas repeito, foi melgor que Ivaldo Cavalcante (não fez nada), Marconi Bimba (refém de agiotas) e a mentirosa da Irlahi (Pedro Vasconcelos), acredito que até melhor que Luciano Oliveira que não cheguei a ver.

    ResponderExcluir
  2. Nessa época a cidade tinha prefeito, bom ou ruim, mas tinha.

    Irlahi você estar me fazendo ter saudades do doido do RJ.

    ResponderExcluir
  3. Roubou mais trabalhou.

    ResponderExcluir
  4. Como sou novo, também posso dizer que foi o melhor prefeito. Negócio que ele foi brigar com Rosa e o Sindicato, mais precisamente com as professoras quando bateu a piroca na mesa dizendo que elas estavam com falta de rola kkkkkkkkkk RJ é uma figura :)

    ResponderExcluir
  5. E isto é condenação? Curioso é esse negócio de bater com a piroca na mesa. Vai ver, essa fartura toda foi por conta da cirurgia de fimose. Então é prótese.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.