Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Roseana Sarney participa de entrega de máquinas e instala Governo Itinerante em 3 cidades do Baixo Munim

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), participará de atos solenes em São Luís e no interior do estado, nesta Sexta-feira (24). Primeiro, às 8h30min, ela prestigia a cerimônia de entrega de retroescavadeiras no Palácio Henrique de La Rocque (Calhau). Depois, segue para cumprir agenda do Governo Itinerante nos municípios de Morros, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

“São todas iniciativas voltadas para a melhoria de vida nos municípios, tanto a entrega das máquinas quanto o Itinerante. Já fomos ao Centro, ao Baixo Parnaíba, ao Médio Mearim, ao Sul maranhense e, agora, estaremos no Munim, levando o compromisso de visitarmos todas as regiões do Maranhão com as ações dos órgãos estaduais”, assinalou Roseana Sarney.

No primeiro ato desta sexta-feira (24), a governadora participa da entrega máquinas retroescavadeiras a 25 municípios do Maranhão, ação do Ministério do Desenvolvimento  Agrário (MDA) que integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Estarão presentes o delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, e os 25 gestores municipais beneficiados, entre outras autoridades.

A entrega das máquinas pelo MDA atende a solicitação do Governo do Estado no combate os efeitos da estiagem nesses municípios, que declaram situação de calamidade, reconhecida pelo Governo Federal, mediante portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional. As prefeituras contempladas com retroescavadeiras vão utilizá-las na construção de estradas vicinais e de reservatórios de água. De acordo com o MDA, as obras em estradas vicinais visam auxiliar os agricultores familiares no escoamento da produção.

Essa é a terceira vez que o Maranhão é beneficiado com a entrega de máquinas pelo PAC 2 - a primeira foi em junho de 2012, onde 99 municípios foram contemplados pelo programa; a segunda, ocorreu em abril de 2013, com mais 24 máquinas. Ao todo, o MDA já entregou 148 máquinas, num investimento da ordem de R$ 26,1 milhões. Também está prevista para junho deste ano a entrega de mais 71 motoniveladoras.



Itinerante

Após a entrega das máquinas, a governadora se desloca para o município de Morros, na Região do Baixo Munim, onde, ao lado de comitiva de secretários, deputados e lideranças regionais, visita também os municípios de Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

Nas três cidades, a governadora entrega sementes selecionadas de feijão e Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf) a agricultores familiares. Roseana Sarney também visita as ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais nos municípios, nas áreas de cidadania e saúde, com serviços diferenciados. Haverá a oferta, ainda, de serviços do Viva Cidadão, com a emissão de documentos, tais como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.

A exemplo do que disponibilizou em outras cidades percorridas pelo Governo Itinerante, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai estar presente em mais uma ação que beneficiará centenas de maranhenses com prestação de serviços médicos. As populações das três cidades terão acesso a consultas em clínica médica e pediátrica e as mulheres poderão fazer preventivo do câncer ginecológico e exames de colpocitologia oncótica.

Também serão ofertados à população em geral atendimento de Laboratório de análises clínicas, testes de glicemia, colesterol total, e PSA - este último destinado ao público masculino para avaliar e diagnosticar as condições da próstata. Ainda serão destinadas consultas para diagnóstico e tratamento do glaucoma e cirurgias de catarata.

Adultos e crianças poderão ser imunizadas contra o vírus da gripe HIN1 e também colocar o calendário de vacinação em dia com a ajuda de equipes da Vigilância Epidemiológica que integram o mix de serviço e profissionais colocados à disposição durante toda esta sexta-feira (24).
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.