Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


IPHAN lança programa em 3 municípios da Região


A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MA), realiza nesta Quarta-feira (22) em Bacabeira lançamento do Programa de Educação Patrimonial nas escolas dos municípios de Bacabeira, Rosário e Santa Rita que compões a Região do Baixo Itapecuru. 

O projeto tem por objetivo contribuir para a motivação das crianças da rede escolar, no processo de aprendizagem por meio da observação e percepção dos valores existentes nos objetos e nos costumes que fazem parte do seu dia a dia. 

O IPHAN, autarquia federal responsável pela proteção do patrimônio cultural no Brasil, vem desenvolvendo ações pedagógicas voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural que repercutem no processo educativo através das mais diversas formas de manifestação. 

O evento contará com a presença da Superintendente do IPHAN no Maranhão, Kátia Bogéa, Representantes da empresa Terminal Portuário do Mearim, dos Prefeitos dos municípios de Bacabeira, Rosário e Santa Rita, juntamente com os respectivos Secretários de Educação, Cultura e Turismo, Secretária de Estado da Cultura Olga Simão, Secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, Secretária Adjunta de Estado da Educação, Conceição Andrade. 


    


O que é Educação Patrimonial?

Toda vez que as pessoas se reúnem para construir e dividir novos conhecimentos, investigam pra conhecer melhor, entender e transformar a realidade que nos cerca, estamos falando de uma ação educativa. Quando fazemos tudo isso levando em conta alguma coisa que tenha relação ao com nosso patrimônio cultural, então estamos falando de Educação Patrimonial! O IPHAN concebe educação patrimonial como todos os processos educativos que primem pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas.

Como é que funciona a política do IPHAN para a Educação Patrimonial?
O IPHAN busca formas de implementar uma postura educativa em todas as suas ações institucionais. Isso significa que o IPHAN espera que cada vez mais suas representações espalhadas por todo o território nacional, funcionem como centros de diálogo e construção conjunta com a sociedade de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural. O projeto Casas do Patrimônio é a principal iniciativa nesse sentido.
Quem cuida do setor de Educação Patrimonial no IPHAN?
A Coordenação de Educação Patrimonial – Ceduc, sediada em Brasília, centraliza, apóia e divulga as informações a respeito das ações desenvolvidas em todo o país voltadas para a educação patrimonial. É também responsável pelo apoio à rede de agentes educativos dedicados ao patrimônio cultural, nas regionais do IPHAN e na articulação com setores da sociedade civil, estados e municípios. 
Visite o blog da Coordenação para interagir e acessar notícias de Educação Patrimonial em todo país!

Como posso entrar em contato com a Ceduc?
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Coordenação de Educação Patrimonial
SEP/Sul EQ 713/913 Lote D Edifício Lúcio Costa, 4o andar
Brasília – DF.
70.390-135
Telefones: (61) 2024-5456/5457/5458

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.