Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Gestantes de Rosário e mais 72 municípios receberão benefício do governo federal




O Governo Federal autorizou o repasse de recursos para incentivo de exames pré-natal em 73 municípios maranhenses. O pagamento da parcela única deve chegar a grávidas inscritas até a 12ª semana de gestação. 

A cidade de São João Batista é a que tem maior número de beneficiadas no Maranhão. Estão entre os municípios com maiores repasses: São José de Ribamar, Codó, Coelho Neto, Amarante do Maranhão, Paraibano e Alto Alegre do Pindaré. Cada grávida tem direito ao saque de 20 reais. A informação foi publicada nesta Terça-feira (07) no Diário Oficial da União. São 2.992 beneficiadas, o que totaliza R$ 59.840,00. 

O repasse dos recursos faz parte da Portaria Nº 752, assinada nesta Segunda-feira (06) e é referente ao incentivo de qualificação do Componente Pré-natal, por gestante inscrita e captada precocemente no SISPRENATAL WEB. 

O SISPRENATAL WEB, inserido dentro da Rede Cegonha, é um sistema online que permite cadastrar a gestante, monitorar e avaliar a atenção ao pré-natal e ao puerpério prestadas pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde até o atendimento hospitalar de alto risco. O sistema contribui, ainda, para identificar fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança, e auxilia na identificação de complicações responsáveis pelas principais causas de morbidade e mortalidade materna e perinatal. 

Os recursos para os municípios representam o número de gestantes cadastradas no SISPRENATAL WEB e captadas até a 12ª semana de gestação, no período de 1º de Fevereiro de 2012 a 28 de fevereiro de 2013. Foram excluídos os Municípios que não apresentaram gestantes captadas precocemente no SISPRENATAL WEB. 

Confira a lista de municípios beneficiados: 

Açailândia, Afonso Cunha, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Apicum-Açú, Bacabal, Bacabeira, Barão de Grajau, Benedito Leite, Bom Lugar, Brejo de Areia, Buriti, Buriticupu, Buritirana, Carolina, Carutapera, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Conceição do Lago-Açú, Cururupu, Duque Bacelar, Governador Newton Bello, Grajau, Icatu, Imperatriz, Lago da Pedra, Lago Verde, Loreto, Matões do Norte, Nova Colinas, Paco do Lumiar, Paraibano, Parnarama, Passagem Franca, Paulo Ramos, Pinheiro, Porto Franco, Porto Rico do Maranhão, Riachão, Ribamar Fiquene, Rosário, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão,Santo Amaro do Maranhão, São Bernardo, São Joao do Soter, São Joao dos Patos, São Jose de Ribamar, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo Das Mangabeiras, Sucupira do Riachão, Tuntum, Vargem Grande, Vitorino Freire, Presidente Juscelino, São Joao do Paraiso, Riachão, Santa Rita, Bom Jardim, Jatobá, Mirador, Sitio Novo, Presidente Médici, Colinas, Santa Helena, São Joao Batista.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. O que as gestantes de Rosário mais precisam é poder ter seus filhos na cidade, infelizmente o centro cirúrgico está fechado desde Janeiro e pelo visto vou ter minha filha em alguma das cidades vizinhas, acho que vou pra Santa Rita ou Morros ou Bacabeira..

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.