Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Em Rosário, brincadeiras folclóricas se preparam para o São João 2013

Boi da Mocidade - Foto Ilustrativa
O mês de Maio já está quase acabando, as festas juninas já se aproximam e o público logo vai lotar os arraiais de Rosário e em todo o maranhão. Mas para que todas as manifestações culturais da época estejam prontas para a temporada, tem gente trabalhando há muito tempo.

Faz três meses que o São João começou para muitas brincadeiras folclóricas rosarienses. 

O Bumba-meu-boi de Sotaque de Orquestra é resultante da necessidade do povo rosariense de recriar, de acrescentar elementos novos no fazer cultural. Os instrumentos básicos são o banjo, o saxofone, o clarinete, o piston, o tarol, a zabumba e maracás. Dançam em cordão de duas filas, uma em frente à outra; o chapéu lembra os reisados; e o ritmo lembra o baião. 

"É uma coisa de raiz mesmo, né? O Bumba-boi. É uma emoção muito grande fazer parte da tradição, da cultura", disse um artesão envolvido com bois da cidade.

O São João do Maranhão é diferente do restante do brasil. É o bumba meu boi que anima os arraiais. São mais de 200 grupos em todo o estado. Nos ateliês, as indumentárias - como são chamadas as roupas - já estão quase todas prontas. É hora dos ajustes pra conferir o resultado de meses de trabalho.

Os ensaios dos grupos começaram  no início do ano. Tudo tem que ser bem sincronizado para fazer bonito quando a festa for pra valer. “Passa o carnaval e a gente já começa a se preparar pra essa grande festa maranhense", garante um dos brincantes do Boi de Barbosa - o mais antigo em funcionamento do Sotaque de Orquestra, o Sotaque de Rosário.

Para quem participa das manifestações, o sentimento é único. "Isso é Maranhão. Uma festa única e a gente tem muito orgulho de fazer parte dessa festa", disse uma das índias que se apresentará pelo Boi de São Simão.

Mas não é somente o bumba-meu-boi que domina a tradição rosariense como um dos berços da Cultura maranhense, diferentes brincadeiras como: a Dança do Lelé (exclusivo da cidade), tambor de crioula (entre eles o da comunidade Quilombola de Miranda que é ícone no estado), quadrilhas, danças de boiadeiro, danças portuguesas e cacuriá.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.