Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Dedetização contra morcegos foi a causa da contaminação e intoxicação na escola O Coelhinho


Foto - José de Ribamar Santos

Rosário (MA) - O vereador Jorge do Bingo (PTdoB) denunciou, na tribuna da Câmara de vereadores, na sessão da última Segunda-feira (20), que uma dedetização contra morcegos foi a causa da intoxicação e até irritação alérgica em alunos, professores e zeladores, além de contaminar diversos materiais, entre eles: os do programa Alfa e Beta e toda a Merenda Escolar (que só chegou agora), na escola municipal O Coelhinho que fica na Travessa da Conceição - Centro. 

Segundo Jorge do Bingo (foto), que visitou a escola e constatou o problema, a empresa DL Dedetizadora teria sido contratada pela Secretaria de Educação (SEMED) do município, para dar jeito ao problema. No entanto, esqueceram de orientar a diretora da escola, aos professores, zeladores e alunos, dos riscos que o produto usado poderia trazer à saúde, onde logo após, teriam passado mal por causa dos venenos colocados para exterminar os morcegos. “Muitos pais reclamaram que seus filhos tiveram crises de vômítos, febre e a ter dor de cabeça. Os alunos e professores reclamaram também de dores na garganta. Até os vizinhos da escola me procuraram para reclamar dessa irresponsabilidade", alertou.

Ainda de acordo com o parlamentar esse tipo de trabalho deveria ser realizado em um período que não houvesse atividade na escola. Outro fator importante foi a possível prática de crime ambiental, "uma vez que, colocado veneno para exterminar animais (morcegos), a empresa está causando um impacto ambiental incalculável ao meio ambiente, além de crime contra a natureza", disse.

Esse tipo de animal tem suas atividades noturnas, não suportando a luz, principalmente, a do sol, o que faz com que eles procurem locais que possuem escuridão. No caso, as escolas são o local perfeito para eles. Sendo assim, Jorge do Bingo lembra que a utilização desse tipo meio para exterminar os morcegos é considerada criminal. Nesse caso, deveria ser aplicadas práticas de remanejamento e não extermínio.


O outro lado - A SEMED encaminhou uma nota a imprensa, onde se manifestou sobre o assunto, esclarecendo as decisões tomadas e teceu duras críticas as denúncias, mas evitou falar sobre a acusação de crime ambiental. Confira:

A Secretaria Municipal de Educação vem através deste, esclarecer o ocorrido na Escolinha 

O Coelhinho. A escolinha passou por um processo de DEDETIZAÇÃO no dia 17 de Maio de 2013, uma Sexta-feira e retornou às suas atividades no dia 20 (Segunda-feira), mas o cheiro ainda era forte, o que ocasionou irritações alérgicas em alguns alunos e funcionários.

A Secretaria já tomou todas as providências cabíveis, quanto a merenda escolar e material contaminado (todo material do PROGRAMA ALFA E BETO e a MERENDA ESCOLAR foram substituídos). Informamos ainda que os alunos que apresentaram sintomas alérgicos, o Secretário de Educação, Joaquim Neto levou pessoalmente para atendimento especializado em São Luís. Qualquer dúvida sobre o ocorrido, procurem a Secretaria Municipal de Educação.

Quem realmente tem interesse em mudar o contexto educacional do nosso município, aceita toda e qualquer tipo de ajuda, pois EDUCAÇÃO é feita de UNIÃO e PARCERIAS, e não de informações distorcidas.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

16 comentários:

  1. É nisso que dá colocar como secretário de Educação um veterinário que nem de veterinária(eliminar morcegos) entende.

    ResponderExcluir
  2. Que este episódio sirva de lição para que as autoridades municipais consultem e contratem pessoas e empresas capacitadas para a realização de qualquer serviço em suas respectivas áreas de atuação.
    Foram tomadas medidas e autorizados serviços sem os devidos cuidados e com total falta de conhecimento do assunto. Matar morcego é crime e intoxicar crianças muito mais.
    A decisão tomada não atendia a maneira correta de afastar os morcegos, e por pouco não causa uma grande tragédia com a morte de dezenas de crianças.
    Graças a Deus e a Nossa Senhora do Rosário não aconteceu um desastre.

    ResponderExcluir
  3. Tu foi reprovado quexo de pau, volta pra escola.nem de bicho tu entende

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma vergonha. Um inventor que não sabe inventar uma engenhoca com rede pra tirar isso.

    ResponderExcluir
  5. Jorge do Bingo estar de parabéns.

    Você sim me representa!

    ResponderExcluir
  6. Que loucura, graças a Deus não aconteceu uma tragédia

    ResponderExcluir
  7. Não seria o caso da prefeita dar uma punição no secretário por falta de mérito?

    ResponderExcluir
  8. Coelhinho, coelhinho, se eu fosse como tú, eu pegava esse morcego e crau... mordia o pescoço dele.

    ResponderExcluir
  9. Coelhinho, Coelhinho Se Eu Fosse Como Tú Passa a Mão... No Morcego!sábado, 25 de maio de 2013 às 22:15:00 BRT

    Rindo muito do comentário do Macudo. Tinha até esquecido dessa música. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Êta administradores vagabundos! Primeiro foi Raimundo João q causou todo esse desconforto aos alunos, destruindo o jardim da praça! Nunca imaginei q esse buraco q estão mostrando, fosse escola! estamos perdidos!

    ResponderExcluir
  11. Batsecretário com suas batideas quase mata dezenad de crianças

    ResponderExcluir
  12. E AÍ SR SECRETÁRIO JOAQUIM? QUE PAPELÃO, HEIM?

    ResponderExcluir
  13. O secretário quis inventar, olha no que deu

    ResponderExcluir
  14. Secretário Joaquim Neto, pede pra mijar e sai.

    ResponderExcluir
  15. Já vi gente ser levemente mordida no dedo do pé por um morcego que estava tirando com uma vassoura de casa e ficou toda torta, terrivelmente doente e não se recuperou das sequelas.

    E os morcegos, será que acabaram com eles?!?!

    Vê.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.