Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Projeto Cinearte Sarau Petrobras se apresenta em Rosário com o filme Tapete Vermelho


A Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como Praça Governador Ivar Saldanha ou Praça da Matriz, recebe na próxima Segunda-feira (22), o projeto nacional Cinearte Sarau Petrobras. Entre as atrações, o projeto vai levar o espetáculo “A Banda”, com o teatro de bonecos do Grupo Armatrux, e a exibição da comédia de Mazzaropi, "Tapete Vermelho", com direção de Luís Alberto Pereira e elenco formado pelos atores Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Paulo Goulart e Paulo Betti. O evento é patrocinado pela Petrobras e Ministério da Cultura.
O espetáculo A Banda, do grupo Armatrux é um musical de bonecos mágicos que encanta o público tocando diversos instrumentos, em umshow que mistura música, luz, fumaça e efeitos visuais para compor um universo cheio de surpresas.
Filme “Tapete Vermelho”
O filme brasileiro conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele) que tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do ator e cineasta brasileiro Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisseia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular. A comédia tem ainda no elenco Cássia Kiss Magro e Jackson Antunes. A direção da produção é de Luís Alberto Pereira e música de Renato Teixeira.
Cinearte Sarau
O projeto foi criado em 2006 e leva gratuitamente para praças públicas das cidades visitadas, espetáculos e filmes de renome para a difusão da cultura nacional. Durante os meses de abril, maio e junho deste ano, a oitava edição do projeto leva sua estrutura a trinta cidades diferentes, divididas em três eixos: Maranhão e Piauí, Mato Grosso, Tocantins e Goiás; e Minas Gerais.
Esta é a primeira vez que o Cinearte Sarau Petrobras está trazendo sua caravana a cidades dos Estados nordestinos. Em todas as localidades será apresentado um filme nacional de longa-metragem e classificação livre. Já as peças teatrais e oficinas variam por eixo. No Maranhão, as apresentações começaram pela cidade de Imperatriz (9), seguindo por Bacabal (11), São Luís (12), Codó (13) e Caxias (14) e agora é vez de Rosário (22).
Sobre o Projeto
Como o próprio nome sugere, o projeto idealizado pela Arte Brasil Produção Cultural, remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, poesia, arte e literatura. Sempre contando com o patrocínio e realização da Petrobras, o Cinearte Sarau é realizado anualmente e de forma itinerante, levando sua caravana a uma cidade diferente por dia. Os locais de parada são definidos previamente, em parceria com as prefeituras, e divididos em eixos de atuação.
Durante a passagem, a equipe do projeto ergue um telão inflável de 16 x 9 metros em espaço público e o transforma em um grande teatro a céu aberto. Quando o sol se põe, iniciam-se as apresentações. A programação também inclui atrações culturais locais, que variam de cidade para cidade, oficinas circenses e musicais, além de cortejos que seguem pelas ruas convidando os moradores a participar do evento. O Cinearte Sarau já percorreu mais de 500 municípios em 19 Estados brasileiros e conseguiu atingir um público aproximado de 250 mil pessoas, sempre preservando a diversidade de saberes e fazendo de regiões periféricas o centro de sua atenção.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.