Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


"Jogou a bomba para o próximo" - Prefeitura de Bacabeira não cumpre prazo para nomear aprovados

Candidatos acreditam na possibilidade de haver alguma forma legal de homologar o concursos

Esgotou na última sexta-feira, dia 29 de junho, o prazo dado pelo prefeito José Venancio Filho à Promotoria Pública de Rosário para que a Prefeitura de Bacabeira homologasse o concurso público do município realizado no mês de março do corrente ano.

Cansados da demora do Município em efetuar as nomeações, um grupo de aprovados no concurso, está dispostos a entrar com uma ação civil pública para cobrar a imediata convocação dos aprovados. O grupo também está disposto a visitar São Luís na próxima semana para denunciar o caso nas emissoras de rádio, TV e jornais de circulação diária na capital.

- Estamos desconfiados de que o prefeito [José Venancio Filho] esteja ignorando as nomeações devido ao período das eleições. Ele [Venancinho] tenta usar os votos dos contratados na intenção de eleger seu sucessor, Alan Linhares, - denuncia um integrante da comissão.

Para por fim a novela, a Promotoria Pública de Rosário foi acionada e já encaminhou uma recomendação a Prefeitura Bacabeirense, cobrando a nomeação imediata dos concursados. Os aprovados cogitam também ingressar com uma notícia crime junto ao Tribunal de Justiça contra o chefe do Executivo Municipal, por crime de responsabilidade.

Eles se baseiam no oficio ao qual a Folha Maranhão  teve acesso, ao qual o prefeito José Venancio Filho se comprometeu a homologar o concurso até o dia 29 de junho, ou seja, antes do período eleitoral para poder nomear os aprovados. (Em anexo)


"Já estamos no dia 05 e até hoje nem sinal de convocação, ou seja, ao que parece, o gestor simplesmente mentiu quando estabeleceu o dia 29 de junho como prazo para homologar o concurso", desaba um dos aprovados que pediu para não ter a identidade revelada.

Marynalldo Costa, um dos aprovados diz que quando entrava em contato com a prefeitura, sempre havia uma desculpa. A primeira, segundo ele, é que não poderiam homologar o concurso porque dependia da FSADU, ou seja, da organizadora do certame, porém, o argumento não convenceu o candidato já que consta no item 10 do referido edital (veja abaixo) somente a prefeitura poderia homologar.
10. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO
10.1. Após a apreciação dos recursos interpostos, o Resultado Final do Concurso Público será homologado pela Prefeitura Municipal de Bacabeira-MA e publicado de forma oficial por essa Prefeitura.
10.1.1. A homologação do Resultado Final desse Concurso Público será efetuada por cargo, a critério da Prefeitura Municipal de Bacabeira-MA.

Depois, a prefeitura informou que não poderia homologar o certame devido a um candidato que entrou com recurso contra o resultado do concurso. Mais uma vez, os argumentos foram derrubados, pois segundo o item 9 do edital do concurso, não cabe mas recurso em hipótese alguma.
9. DOS RECURSOS
9.1. Serão admitidos recursos contra:
a) o indeferimento de inscrição;
b) o Gabarito Oficial e/ou formulação de questões da Prova de Conhecimentos;
c) a convocação para Avaliação de Títulos;
d) a classificação no Concurso Público, indicada no Resultado Final.
9.2. O candidato que desejar interpor recurso relativo a qualquer uma das ações indicadas no Subitem 9.1., terá o prazo de até 2 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subseqüente ao da divulgação dessas ações, devendo o recurso seguir o modelo constante do Anexo VI (Modelo de Formulário para Interposição de Recurso) ser dirigido à Coordenação do Concurso e protocolado na Fundação Sousândrade, no endereço indicado no Subitem 1.3., ou enviada via fax para os números indicados no Subitem 1.3., devendo, ainda, ser devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem revisados, nome do candidato, número de inscrição, cargo a que concorre, endereço, telefone para contato e estar devidamente assinado.
9.2.2. NÃO SERÃO RECEBIDOS RECURSOS COM PEDIDOS GENÉRICOS E QUE NÃO CONTENHAM TODOS OS
ELEMENTOS DESCRITOS NO ITEM 9.2.
9.3. A notificação para conhecimento do resultado dos recursos será feita mediante Edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Bacabeira-MA, no quadro de avisos da FSADU e no site oficial do Concurso.

9.4. Não serão aceitos recursos interpostos fora dos prazos previstos neste Edital, bem como recurso via postal ou via correio eletrônico.
"Como se observa, os argumentos serviram apenas para o prefeito ganhar tempo e pelo visto conseguiu, pois neste sábado será dia 07 de julho, exatamente 3 meses antes das eleições. Depois disso, mesmo que haja a homologação, de acordo com a lei não poderão haver nomeações e no próximo ano ele [ Venancinho] não será mais o prefeito. Estamos indignados com o descaso desse cidadão", desabafa Marynalldo Costa, acreditando na possibilidade de haver alguma forma legal de homologar o concurso com efeito retroativo.
"Ao que parece, o prefeito está agindo de má fé em não nomear os aprovados, inclusive o cadastro de reserva, já que são muitos os contratados em Bacabeira", finaliza.



Fonte: Folha Maranhão / Bacabeira.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

3 comentários:

  1. Esse prefeitinho enganou todo mundo. Sacanagem!

    ResponderExcluir
  2. quando eles vaõ chamar tambem os que passarao no processo seletivo de bacabeira.

    ResponderExcluir
  3. RENATO PERGUNTA AI PARA O PREFEITO BIMBA SE VAI TER REALMENTE O CONCURSO QUE ELE PROPRIO ANUNCIOU QUEREMOS SABER ALGUMA NOTICIA AI NO SEU BLOQUE DESDE DE QUANDO FOI ANUNCIADO ESTAMOS ESTUDANDO E NADA PORFAVOR MEU AMIGO QUEREMOS TRABALHAR EM ROSARIO AQUARDAMOS NOTICIAS POSITIVAS?????????

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.