Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


PROJETO CENTRAL DE TURISMO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO


Por ASCOM / Prefeitura Municipal de Santo Amaro-MA

O projeto Central de Turismo de Santo Amaro do Maranhão é promovido pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro-MA e tem como responsável Jorge Augusto Santos Silva que é secretário municipal de Turismo. Seu objetivo é potencializar e agregar valor aos serviços e produtos turísticos já existentes e possibilitar surgimento de outros, tendo como base uma estrutura física e logística a partir da implantação de uma Central de Turismo.

Santo Amaro do Maranhão localiza-se no litoral oriental maranhense, a aproximadamente 240 km de São Luís, a capital do estado. O acesso ao município pode ser por vias terrestre, fluvial e aérea. As rodovias que partem de São Luís são todas pavimentadas, mas o trecho final do percurso, que liga o município de Sangue a Santo Amaro do Maranhão, só pode ser feito em veículos com tração nas quatro rodas. A opção fluvial, a partir do município de Humberto de Campos, com uso de pequenas embarcações de pescadores, tem duração média de três horas, dependendo do tipo de barco e do itinerário.

Cerca de 40% das áreas urbanas e rurais do município fazem parte da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a principal Unidade de Conservação do estado do Maranhão. Outros atrativos naturais, como o rio Alegre e os lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa, que formam a maior reserva de água doce dos Lençóis Maranhenses, também podem ser visitados. O visitante poderá ter contato com vários ecossistemas, caracterizados por praias, dunas, campos, rios, lagos e lagoas, situados em meio à mata de restinga e manguezais, numa área de 155 mil hectares. É possível realizar caminhadas e cavalgadas que podem durar poucos minutos ou até alguns dias.

Os principais atrativos culturais estão nas comunidades tradicionais de trabalhadores rurais, pescadores e criadores, como Rio Grande, Travosa, Bebedouro, São Francisco, Ponta Verde, Betânia, Boa Vista, Queimada Britos e Baixa Grande, entre outras. O visitante pode participar do plantio do caju e da mandioca para a produção de farinha e bolos; visitar a criação de suínos, búfalos e caprinos; assim como o extrativismo vegetal e a pesca artesanal, praticada no rio Alegre e nos lagos Santo Amaro, Guapiriba e Travosa. A atividade pesqueira tem um caráter fortemente sazonal, marcado pelo volume de água dos lagos, que transbordam na época chuvosa. No Centro de Produção Artesanal dos Lençóis que pertence à regional de Rosário (Região do Baixo Itapecuru, Baixo Munim e Lençóis Maranhenses), composta por 12 municípios (dentre eles, Santo Amaro), há venda de produtos artesanais e o visitante poderá participar de oficinas de cerâmica, argila e fibra de buriti.

Durante sua estada na região, o visitante terá a oportunidade de conviver com famílias das comunidades tradicionais que vivem no interior do Parque Nacional, compartilhando com eles o modo de vida e as suas atividades cotidianas da região. Todas as festas, ritos e demais manifestações culturais também estão abertos à participação.

A maior parte dos meios de hospedagem é de pousadas domiciliares, que proporcionam um contato mais próximo do visitante com os moradores. Elas surgiram na década de 90, quando foram formados os primeiros condutores de turismo e implantados outros serviços receptivos de Santo Amaro do Maranhão. Também é possível encontrar restaurantes familiares, que servem comida caseira. Para o transporte aos principais atrativos naturais da região, estão disponíveis carros com tração nas quatro rodas e pequenas embarcações, ambos adaptados para o uso turístico.

Emancipado em 1994, Santo Amaro conta com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes e está na lista dos dez municípios mais pobres do Brasil, com Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de apenas 0,512. A Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão apóia, desenvolve e articula ações para fortalecer o Turismo de Base Comunitária, apostando na atividade para colaborar com os esforços para se superar essa situação. Dentre os parceiros mais comuns nos últimos anos merecem destaque ONGs, Instituições de Ensino Superior, órgãos como o Sebrae/MA e os governos estadual e federal.

Contatos
Prefeitura Municipal de Santo Amaro-MA
Secretaria Municipal de Turismo
Responsável: Jorge Augusto Santos Silva 
Endereço: Praça do Mercado, 100 – Centro – Santo Amaro do Maranhão/MA – CEP: 65.195-000
Telefones: (98) 3369-1099 / 3369-1123
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.