Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Políticos de Rosário se rendem a Internet e criam perfis no Facebook


Uma análise de Isaias Rocha (colaboração especial).

Rosário-MA: Avessos até pouco tempo aos recursos oferecidos pela internet (Twitter, Facebook, Orkut, blogs ou sites), os políticos de Rosário estão encontrando nessas ferramentas tecnológicas formas alternativas de serem lembrados pelo eleitor. A poucos meses do período eleitoral, pretensos candidatos já planejam investir nas ferramentas populares da internet como instrumentos de campanha.

Alguns destes que utilizam as redes sociais e já possuem endereços eletrônicos próprios, afirmam que pretendem apenas adaptar o ‘trabalho' que já desenvolvem na rede com seus perfis pessoais, de acordo com o que for permitido pela Justiça Eleitoral.

Porém, muitos influentes na política local, passam despercebidos pelo Facebook, uma das principais redes sociais da atualidade.

Dos nove (09) vereadores de Rosário, cinco (05) exploram as ferramentas populares da internet, destes quatro (04) possuem perfis no Facebook, são eles: Magno Nazar, Jardson Rocha, Willame Waquim Anceles e Sandro Marinho. Dos três o vereador Willame é o que tem melhor utilizado a rede social para prestar contas de suas atividades parlamentares. Ele também tem a chance de se comunicar em tempo real e avaliar suas performances eleitorais por meio de críticas e sugestões enviadas diariamente pelos internautas. O vereador Pedrosa Filho (Necó) não tem perfil no Facebook, mas costuma procurar o blog Rosário Notícias para divulgar seu trabalho (algo que deveria ser feito pelos demais).

Vários políticos governistas e de oposição já utilizam a Internet e o foco principal tem sido o Facebook, um deles criou um blog anônimo para divulgar sua pré-candidatura de forma menos exposta e atacar a atual administração. Outros usam os parentes para se familiarizar com a rede mundial. É o caso de Misteira (suplente de vereador), Rosa do Sindicato, Marconi Bimba (prefeito) e Ezequias (vice-prefeito) que buscam nos parentes e amigos as informações necessárias para se manter bem informados e até manifestar-se.

Apenas três pré-candidatos a prefeito já possuem perfis no Facebook, são eles: Irlahi Linhares, Lúcia Cavalcante e Calvet Filho que já interagem com eleitores. Por outro lado muitos são os pré-candidatos a vereador que usam perfis no Facebook, entre eles: Alexandre Aquino, Flaymen, Valter, Nonato Torres, Rosangela Muniz e Valber Neto.


OS QUE AINDA RESISTEM
Mesmo com o crescimento constante de políticos adeptos das redes sociais, alguns ainda resistem em adotar a Internet como ferramenta de trabalho e meio de estreitar o contato com eleitores, são os que continuando avessos às novas tendências e por isso nem merecem ser lembrados.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

3 comentários:

  1. Estão de parabéns e quem não aderiu é porque tem medo de se expor a opinião pública. Mas é importante ressaltar que no governo Ivaldo o clã Cavalcante odiava Internet, agora só estão se expondo porque estão na oposição.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Isaias, é uma forma da gente conhecer melhor os políticos, independente do lado partidário.

    ResponderExcluir
  3. Realmente caro Isaias, a transparência é algo importante no estado democrático e quem se esconde é por que teme bota a cara a tapa, tem vergonha de se expor.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.