Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Redução de escolas de Ensino Médio causa polêmica e deixa gestora de Educação em “saia justa”

Só a gestora Lúcia poderá reverter essa situação 
Por Renato Waquim


Rosário-MA: Desde o final de 2011 muitos alunos e pais procuram o titular do blog Rosário Notícias (RN) para reclamar de uma decisão polêmica (que divide opiniões) tomada pela gestora da Unidade Regional de Educação a Sra. professora Lúcia Helena Rodrigues Cavalcante (PTB) que a partir do ano letivo de 2012 reduz de cinco para apenas três o número de escolas voltadas ao Ensino Médio de 2.300 alunos, após um estudo que apontou a existência de dezenas de salas ociosas e uma maior procura por vagas no Ensino Fundamental do que no Ensino Médio.

É importante ressaltar que segundo informações a decisão teve como base uma determinação do secretário estadual de Educação o Sr. João Bernardo Bringel que de certa forma obrigou a gestora Lúcia Cavalcante a reduzir o número de escolas e consequentemente os gastos públicos, já que com essa decisão diminuirá drasticamente o número de professores e outros profissionais contratados, além de materiais gastos nas escolas que serão descartadas.

Entretanto o titular do blog Rosário Notícias (RN) entende que a redução neste primeiro momento poderia ser menor e gradativa ao longo dos anos, evitando salas lotadas que vão interferir negativamente na qualidade do ensino. A dita redução anunciada pela gestora até que poderia ser algo importante para melhorar o controle da educação se e somente se essa decisão viesse acompanhada da criação de novas salas de aula e outras melhorias. Infelizmente a rede estadual de ensino de Rosário está regredindo e voltando a um ponto que já causou muitos transtornos. Por fim, o blog RN espera que a Sra. Lúcia Cavalcante use seu poder de gestora dessa Unidade Regional de Educação junto ao Governo do Estado do Maranhão para rever tal situação prejudicial as suas pretensões políticas em 2012 já que a mesma é pré-candidata a prefeita pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro.



O outro lado
Como o blog é democrático, procuramos os auxiliares da Unidade Regional de Educação que justificaram a decisão através de uma nota (que é praticamente a mesma da SEDUC) enviada por e-mail. Segundo eles o re-ordenamento já fazia parte do planejamento 2012 da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e não citaram a gestora (apesar dela não ser "marionete"). Confira:

O secretário de estado da educação Dr. João Bernardo Bringel em seu planejamento para 2012 fez um diagnóstico, onde foi comprovado que o estado tem maior oferta no ensino fundamental (que é obrigação do município, está na LDB) do que no ensino médio (que é obrigação do estado).

Para que o foco das escolas se voltassem prioritariamente a uma categoria de ensino: fundamental e médio (em escolas distintas), foi feito uma nucleação, tornando escolas só de ensino médio (três escolas) e outras só de ensino fundamental (cinco escolas).

Dessa forma, dentro das ações de fortalecimento da educação básica que constam no planejamento da SEDUC para 2012 está o re-ordenamento da rede física escolar e a otimização dos recursos humanos.

Ficou comprovado que os 2.300 alunos de ensino médio de rosário podem ser distribuídos em somente três escolas e não cinco como estavam ainda sobrando mais de 12 salas de aulas ociosas nessas três escolas.

Os critérios de escolha das escolas pela SEDUC foram baseados na localização das escolas, na estrutura física já existente e no espaço físico que ainda possui, dando oportunidade para essa escola poder crescer

A proposta da SEDUC é que tenhamos uma escola com: acesso, permanência e qualidade. Escola com professores comprometidos e qualificados para que consigamos elevar a aprendizagem de nossos alunos.




ASCOM / UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ROSÁRIO PERTENCENTE AO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO.
 Gestora Regional de Educação: LÚCIA HELENA RODRIGUES CAVALCANTE
Diretora Regional de Educação: MARIA LUISA SILVA RAMOS

End: Av. General Lott, s/nº, Vila Bacurau - Cep: 65100-000 / Rosário-MA.
Fones: (98) 3345-2177 / 3345-1564
E-mail: urerosario-@hotmail.com

1. Rosário;

2. Bacabeira;

3. Axixá;

4. Presidente Juscelino;

5. Cachoeira Grande;

6. Morros;

7. Icatu;

8. Humberto de Campos;

9. Primeira Cruz;

10. Santo Amaro;

11. Santa Rita;

12. Barreirinhas.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

18 comentários:

  1. Dessa vez vou concordar contingo Waquim por que de nada adianta reduzir escolas, enquanto se demitir professores e funcionários em geral que eram contratados sem que agora haja a criação de novas salas de aula.


    Você foi muito feliz nas suas colocações. Parabéns. Rosário precisa de mais pessoas assim de coragem para peitar os "tubarões". Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma vergonha para Rosário dona Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho é nojo desses políticos de Rosário vamos botar uma pessoa nova vamos botar Irlahi Linhares para prefeita na cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Já não basta os números vergonhosos do Enem de 2010? Agora isso? Bora fazer manifestação na gerência e precioná-la a criar novas salas de aula nas escolas restantes.

    ResponderExcluir
  5. Cavalcante nunca mais.
    Agora é Zé de Paulo 2012.

    ResponderExcluir
  6. É por isto que Rosário tem os piores números da rede estadual.

    ResponderExcluir
  7. Pior foi essa desculpa mal lavada e descarada dos defensores dessa putaria com os estudantes. Eles falam em números e esquecem da qualitativo.


    Me compre um bode Lúcia Cavalcante!?

    ResponderExcluir
  8. A SEDUC nunca faria isso com os estudantes de Rosário. É mentira deslavada do grupo político dos Cavalcantes.

    ResponderExcluir
  9. Realmente ela recebeu ordens da SEDUC para reduzir as escolas.

    Mais de 5 para 3 de uma vez é muito radical.

    Olha que estou sabendo que tem gestor que vai emplantar a redução aos poucos e lutar por novas salas (faça isso Lúcia).

    Não seja passiva com essa pouca vergonha que estar prestes a acontecer com estudantes de Rosário.

    ResponderExcluir
  10. Podem reclamar, não adianta, porque ela vai ganhar esta eleição e será prefeita de Rosário e voltaremos a viver o progresso. Aquinos e Saldanhas nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  11. Itaymisson Valadão

    Será que os pais dos alunos já sabem o motivo de tais decisoes? acho importante exclarecer, já que o foco principal da educação é o luno e os seus responsáveis não podem ficar atoa sem noticias. Cade a gestão educacional exclarecer as dúvidas não só dos pais como tambem dos alunos....

    ResponderExcluir
  12. Ela tem é meu voto e chupa quem não gosta hehehehe

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Renato, lí sua matéria, eu sou um legalista, e como tal, tenho que observar os detalhes, que são formados pela base legal e moral. Rotulo-me um fomentador de políticas públicas, estou afinado com algumas necessidades de unidades de atendimento a transtornos mentais inclusive álcoo e outras drogas. Razão pela qual, não possuo a dimensão exata pertinentes as medidas tomadas pela Secretaria de Estado da Educação, quanto ao impacto positivo ou negativo da medida. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  14. Essa é a diferença: Enquanto nosso prefeito Bimba abre uma Universidade em Rosário, "os Cavalcante" fecham duas escolas na cidade!

    ResponderExcluir
  15. Amigo Samuel tu tens Cerébro? Se tem comece a usa-lo

    ResponderExcluir
  16. Sr. supra assinado "Anônimo",
    O Samuel aí de cima pode até não ter cérebro, mas que ele tem razão, ah!... isso tem!

    ResponderExcluir
  17. Sr. Neanderthal,vc deve ser outro alienado

    ResponderExcluir
  18. Discordo, Anônimo. Alienado é você!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.