Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Bacabeira-MA: Moradores de Stª Quitéria pedem suspensão da reintegração de posse a Biril

José Valmir Moura (Biril) alega ser
o proprietário das terras
Área é alvo de disputa e desocupação do local vem sendo marcada por disputa entre ocupantes e proprietários. Esta é a segunda vez que a reintegração é suspensa.

O medo e a insegurança de serem despejados do Povoado Santa Quitéria no município de Bacabeira, no Maranhão, faz parte da rotina das 290 famílias que moram na região que fica em frente à obra da Refinaria Premium I e a margem da BR-402 (trecho que liga Bacabeira a Rosário).

Tudo começou em 1998, quando o advogado José Valmir Moura, popularmente conhecido por “Biril”, entrou com uma ação de reintegração de posse, junto ao Tribunal de Justiça do MA, alegando ser o proprietário das terras ocupadas.

Em abril de 2010 foi expedido um mandado de reintegração de posse, e a associação de moradores recorreu, conseguindo medida cautelar, suspendendo a decisão até que se julgue o mérito da questão. Na época os moradores alegaram que desconheciam a propriedade das terras como sendo pertencente à José Valmir (Biril), uma vez que ele concorreu em 2006 às eleições estaduais, como candidato à deputado, e não apresentou as terras alegadas em sua declaração de bens.

Acontece que em dezembro de 2011 o efeito cautelar foi extinto, sem julgamento do mérito, graças a um despacho da desembargadora Maria das Graças Duarte, por entender que não estavam preenchidas as condições da ação. Determinando mais uma vez a reintegração de posse em favor de José Valmir.

Preocupada, a Associação de Moradores do Povoado Santa Quitéria entrou com Mandado de Segurança para suspender a retomada das terras. A liminar foi concedida pelo Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que baseou sua decisão na necessidade de intervenção do Ministério Público na ação.

Como a questão parece longe de ser resolvida, e as constantes disputas, os moradores solicitaram à juíza da comarca de Rosário (responsável pela área) que José Valmir Moura (Biril) seja intimado da liminar que suspendeu a reintegração, para que evitar que ele pratique qualquer ato atentatório à posse do Povoado, a fim de manter a ordem e a integridade dos moradores que ocupam a região há mais de 15 anos.

O Blog Rosário Notícias tentou entrar em contato com Biril para que justificasse seu posicionamento, mas até a publicação desta matéria não conseguimos, mas o espaço segue aberto se achar necessário. Lembrando que o blog não está tomando partido na confusão, apenas estamos relatando alguns fatos de conhecimento geral e até a Associação se quiser poder nos procurar.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. Bom dia. A associação hoje detém a posse de toda a área e o julgamento definitivo da ação, que devera ocorrer nos próximos meses, deve garantir em definitivo a posse e propriedade da área. Pelo que ouvimos falar, a associação enfim esta bem servida de assessoria jurídica. Hoje moro em sao Luís mas fui praticamente criada naquela comunidade. Torço para que tudo se resolva em favor da associação.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.