Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário ganha três novos ônibus escolares

Por Francisco Jorge Ramos (Jorginho)
ASCOM / Prefeitura Municipal de Rosário-MA

Foto Ilustrativa
Desde o início da gestão, nós assumimos o compromisso de, na medida do possível, renovar a frota do transporte escolar, proporcionando mais segurança aos estudantes que utilizam o serviço e dando mais tranquilidade a seus pais”. A frase do prefeito Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP) reflete o esforço da Administração Municipal em buscar, seja com recursos próprios, seja com verba de convênios com Estado e/ou União, o cumprimento desse desafio.

Na manhã desta segunda-feira (12), por exemplo, o prefeito Marconi Bimba fez a entrega de três novos ônibus, firmado por meio de um convênio entre Prefeitura e Ministério da Educação (MEC/FNDE) pelo Programa Caminho da Escola. Será a primeira vez que o município contará com frota própria e específica para o transporte escolar dos alunos do campo.

Encaminhado pela Prefeitura de Rosário ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS), instituição financeira do Programa Caminho da Escola, o convênio para a aquisição dos ônibus escolares teve investimentos da ordem de R$ 601.920,00 mil do Governo Federal, com uma contrapartida de R$ 6.080,00 por parte do município, que corresponde a 1% do valor total dos recursos enviados.

De acordo com Marconi Bimba, os veículos serão utilizados para atender três rotas de alunos do campo. Atualmente, os estudantes do meio rural utilizam rotas terceirizadas. “Com os novos ônibus do Caminho da Escola, os gastos do município com o transporte escolar terá uma grande economia mensal”, informa Bimba, ressaltando que os veículos serão padronizados de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelo BNDS e o MEC.

PROGRAMA
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.