Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Refinaria Premium I é destaque em Encontro do Prominp

 O diretor do Sindipetro-RJ, José Maria Nascimento, participa, no Maranhão, do 8° Encontro Nacional do Prominp - Programa de Mobilização Industrial Nacional do Petróleo e Gás. No encontro, foi anunciado que a construção da Refinaria Premiun I, nos municípios de Bacabeira e Rosário, no Maranhão, é prioridade
 A Premium I deverá começar a operar em 2016.  A capacidade de refino do Brasil será elevada, em 2020, em mais 1,065 milhão de barris/dia. O Maranhão responderá por mais da metade dessa produção, ou seja, 600 mil barris/dia.
A seguir, um resumo, dos dados técnicos apresentados no encontro pela Petrobrás, elaborado pelo diretor José Maria:
Localizada numa área de 18 quilômetros quadrados, a Refinaria Premium I de Petróleo e Gás terá 12  quilômetros quadrados de área construída e o restante será preservado como área verde biológica.  A Refinaria irá produzir, especialmente diesel para exportação, além da gasolina, querosene, etc. Na primeira etapa, deverá operar a partir de 2016, com a produção prevista de 300 mil barris. Até 2020 estará produzindo 600 mil barris.
Desapropriações – Até o momento 60 famílias retiradas da área e indenizadas. Segundo a Petrobrás, além da indenização, vão receber casas, gratuitamente, em área próxima. Algumas famílias ainda serão desalojadas.
Empregos - A construção da Premium I emprega hoje em torno de 3.500 pessoas,  entre homens e mulheres. Na terraplnagem, são dois turnos, com 10 horas de trabalho cada um. Estima-se que até 2013 essa obra absorva 26.500 novos empregados. Mas o trabalho é sazonal.  Durante o inverno as atividades são interrompidas e os trabalhadores se sustentam com o auxílio-desemprego.
Funcionamento - Espera-se que o “1° Trem” (refinaria) entre em funcionamento em 2016 e o “2º Trem” (refinaria) em 2019.  “Trem” significa “módulo de refino”.
Frota construída no Brasil - Sobre o Programa de Modernização da Expansão da Frota (Transpetro), além da apresentação do navio Celso Furtado, no dia 25 de novembro, foi anunciado que outros 49 navios também serão construídos no país.
Outros debates – O Encontro também abordou vários outros temas, dentre os quais: Oportunidades e Desafios do Setor Petróleo para 2020; Cenários de Investimentos; Indústria Nacional para a Próxima Década; Brasil: Potência ou Colônia?; Questões Estruturais e Sistêmicas; Relação Cliente-Fornecedor; Qualificação Profissional & Empregabilidade. 
Fonte: Agência Petroleira de Notícias. José Maria Nascimento é Coordenador da Secretaria Petroquímicas e Afins do Sindipetro-RJ.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.