Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo e Petrobras instalam Fórum Regional do Prominp

Foi realizada na manhã desta terça-feira (27), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a solenidade que instala oficialmente o Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) do Maranhão. Participaram da cerimônia o secretário de Estado de Indústria e Comércio (Sinc), Maurício Macedo, representantes da Petrobras e de instituições que integram o fórum.

Instituído pelo Governo Federal, o Prominp, que se divide em qualificação de pessoas e de empresas, foi criado com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás natural no Brasil e no exterior.

"Na capacitação de pessoas, estamos estimando qualificação de 26.000 profissionais nos níveis básico, médio e superior, já na capacitação de empresas, estamos fazendo um trabalho conjunto por meio de um convênio com o Sebrae que em breve será assinado", afirmou a representante do Fórum no Maranhão,  Luiza França. "Vamos começar a organizar as ações necessárias para viabilizar a capacitação das pessoas e das empresas, que deve começar em maio, dependendo apenas da autorização do Ministério Público", completou Luiza França.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, "é um dia de trabalho, ao qual se seguirão outros, para que se possa atingir a meta que é qualificar nossa mão de obra e ter a garantia que os trabalhadores maranhenses participarão desse processo", ressaltou.

O Fórum Regional do Prominp do Maranhão foi lançado em 10 de julho do ano passado, sob a coordenação de representantes da Petrobras e da Sinc. O Fórum visa atender as demandas regionais por ocasião da implantação da Refinaria Premium I, em implantação na cidade de Bacabeira. Também são atribuições do Fórum Regional incentivar fornecimentos locais e inserir a pequena e micro empresa na cadeia produtiva de petróleo e gás.

No momento, existem 21 fóruns regionais em todo o país, sendo 12 coordenadores por representantes de área de abastecimento da Petrobras, que também coordena o Comitê Setorial de Abastecimento do Prominp.  

O Fórum Regional do Prominp no Maranhão é composto por representantes das secretarias de Estado de Indústria e Comércio, Educação, Ciência e Tecnologia, do Trabalho, de Minas e Energia e Desenvolvimento Social.

Também integram o Fórum as Universidades Estadual (Uema) e Federal (Ufma), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), o antigo Cefet, SENAI, Sebrae, Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), além das prefeituras de Bacabeira, Rosário, São Luís e Santa Rita.

Fonte: SECOM / Governo do estado do Maranhão.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.