Facebook

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Encerradas etapas regionais 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial)

Renato Viana Waquim     dezembro 08, 2011  Sem Comentários


O secretário estadual de Articulação de Políticas Públicas, Israel Ferreira, participou do encerramento das etapas regionais/municipais da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), na quarta-feira (7), na escola C. E. Raimundo João Saldanha no município de Rosário-MA.

O evento que reuniu várias lideranças, contou ainda com a presença do secretário de Articulação de Políticas Públicas, Israel Ferreira; do prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho; do presidente da Câmara de Rosário, Nestor Bertolino; do auditor da Controladoria Geral do Estado (CGU), Wellington Rezende; do auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fábio Alex; além de representantes da Secretarias de Estado de Fazenda, Casa Civil e a de Orçamento, Planejamento e Gestão (Seplan), além de membros da sociedade civil.

Ao todo, foram realizadas 19 Conferências promovidas pelas Controladorias Geral do Estado (CGE) e da União (CGU) em municípios que agregaram a participação dos demais municípios próximos. Foram eles: Chapadinha, Viana, Pinheiro, Santa Inês, Zé Doca, Açailândia, Bacabal, Timon, Pedreiras, Codó, Caxias, São Luís, Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Presidente Dutra, São João dos Patos, Itapecuru-Mirim e Rosário.

O secretário Israel Ferreira observou que a cada Consocial foi notório o engajamento da sociedade e do poder público no desenvolvimento de suas prioridades e no trabalho com clareza, visto que é uma obrigação do gestor utilizar o recurso público com transparência. "Não tenho dúvida que com uma gestão transparente e uma população presente e empenhada nas ações do município, a corrupção tende a diminuir. Fico feliz em ver o grande número pessoas que participaram das conferências regionais, isto significa que a sociedade se preocupa com o município e, ao mesmo tempo, em ter conhecimento sobre os gastos do município, além dos benefícios aplicados nas políticas públicas", afirma Israel Ferreira.

Com a realização da 1ª Consocial no Maranhão, foram elaboradas 380 propostas de todos os participantes que serão apresentadas na Conferência Estadual e que acontecerá em São Luís dias 6, 7 e 8 de março de 2012. A etapa nacional será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio de 2012.

Essas diretrizes contribuirão para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, além de trazerem também subsídios relevantes para o incremento da transparência, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da gestão pública nos municípios e estados.

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Compartilhar

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo