Facebook

Gadgets

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aged reforça campanha de vacinação contra a febre aftosa em Rosário e Região

Renato Viana Waquim     dezembro 02, 2011  Sem Comentários

Foto/Rita Cardoso
 O criador Haroldo Pires é sempre o primeiro a comprovar a vacinação do seu rebanho no escritório da Aged em Rosário-MA



Por Rita Cardoso
Fonte: SECOM / Governo do Estado do Maranhão.

Aged reforça campanha de vacinação contra a febre aftosa em áreas com baixo índice

Já iniciando a segunda quinzena da campanha de vacinação contra a febre aftosa, marcada para encerrar no dia 14, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), realiza ações de mobilização e reforço em áreas que registraram baixo índice de imunização na primeira etapa da campanha, realizada nos meses de maio e junho deste ano.

Essa semana, a agência agropecuária realizou um Dia de Campo no Povoado São Simão, pertencente ao município de Rosário, a 67 km de São Luís, com o objetivo de mobilizar os criadores para a importância da imunização do rebanho. O evento foi realizado na Associação de Moradores, e contou com a presença do diretor geral da Aged, Fernando Lima, que mais uma vez ressaltou a importância da vacinação e da comprovação em um dos escritórios do órgão. "É momento de unir os esforços, entre governo e criadores, para conquistar o sucesso total da campanha e, consequentemente, cumprir mais essa importante etapa para a conquista da classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação", disse Fernando Lima.

O município de Rosário foi escolhido por ser o centro de uma região que registrou índice abaixo da média na primeira etapa da campanha de vacinação. A Regional de Rosário (baixo Itapecuru, baixo Munim e Lençóis Maranhenses), formada pelos municípios de Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Rosário, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia, soma um rebanho de 29.924 cabeças de bovinos e bubalinos, e registrou uma média de vacinação de 66,73% na última campanha.

Na segunda etapa, a primeira parcial divulgada pela Aged, referente ao período de 14 a 24 de novembro, mostrou que apenas 3,91% do rebanho da região teve sua vacinação comprovada no escritório local. "Acreditamos que já na próxima parcial teremos números mais positivos, visto que historicamente os criadores maranhenses têm o hábito de procurar os escritórios da Aged para comprovar a vacinação apenas na segunda quinzena do período de vacinação", explicou Fernando Lima.


Orientação

Durante a ação de mobilização, fiscais da Aged, com o apoio da veterinária do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Elisangela Coutinho Machado, orientaram criadores sobre as formas corretas de imunização, armazenagem e higienização da pistola de vacinação. Além disso, foram disponibilizadas mil doses de vacinas para pequenos criadores da região, por meio da parceria e recursos do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec). Algumas prefeituras da região, também, se comprometeram a doar doses de vacinas para atender os pequenos criadores e garantir a imunidade da totalidade do rebanho.

A chefe da Unidade Veterinária Local da Aged em Rosário, Keylla Lauretta Furtado Cardoso, informou que a procura pelo escritório da Agência na região acontece ainda de forma tímida, mas que os fiscais estão mobilizados no sentido de visitarem os criadores em suas propriedades, fazendo eles mesmos a vacinação e já realizando a comprovação, evitando assim, que muitos criadores não cumpram a obrigatoriedade da comprovação. "Os fiscais estão com o firme propósito de fazer desta campanha um sucesso", garantiu Keylla Lauretta.


Exemplo

Um bom exemplo na região é dado pelo criador Haroldo Pires, que trabalha com pecuária bovina há mais de 50 anos. Referência positiva na região, Haroldo é sempre o primeiro a vacinar o rebanho e ir ao escritório fazer sua comprovação. Segundo ele, "gado não tem segredo". Os muitos anos de experiência lhe ensinaram a aprimorar o trato com o animal e o resultado é sempre um rebanho saudável, livre de doenças e de fácil comercialização da carne e do leite.

Dando continuidade às ações de mobilização, a Aged planeja realizar neste fim de semana, uma série de eventos de promoção da campanha em todas as 18 regiões onde estão instalados escritórios da Aged. As ações acontecem no sábado (3) e domingo (5), simultaneamente, em fazendas, povoados e centros de concentração da população rural.

, ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo