Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Em comemoração ao seu aniversário - Icatu recebe obras nas áreas de saúde, esporte e saneamento básico (inclusive Curso de Robótica)


Por ASCOM (Prefeitura Municipal de Icatu/MA)
Icatu-MA: O vice-governador Washington Oliveira, os secretários Hildo Rocha (Assuntos Políticos) e Joaquim Haickel (Esporte e Lazer), e o deputado Carlos Filho participaram, ao lado do prefeito de Icatu, Juarez Lima, das comemorações do aniversário de 397 anos do município de Icatu. A festa realizada na quarta-feira (26), incluiu a inauguração de hospital e estádio de futebol e o anúncio da melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade. O município de Icatu é o segundo mais antigo do Maranhão, perdendo apenas para São Luís.
Antes das inaugurações o vice-governador visitou o Centro de Capacitação Profissional de Icatu onde acontece o curso de Robótica, um projeto piloto da prefeitura, como o apoio do governo, que atende alunos de 10 a 15 anos. Durante a visita o vice-governador conversou como os professores do curso e com alunos que falaram da experiência que estão tendo com esse novo aprendizado e mostraram o protótipo de um robô construído por eles durante as aulas práticas do curso.
Do Centro de Capacitação Washington Oliveira e comitiva seguiram para o Hospital Municipal de Icatu, que passou por uma grande reforma que incluiu a ampliação da área administrativa e do centro cirúrgico e modernização do prédio. O hospital tem 26 leitos e realiza uma média de 120 internações/mês e cerca de mil atendimentos, entre consultas, atendimento de ambulatório e pronto atendimento.
"Icatu é um município hoje que tem um hospital que atende a média complexidade. Aqui a população tem acesso a serviços de laboratório, cirurgia em um espaço que oferece conforto e qualidade no atendimento. Portando, para nós é uma satisfação participarmos dessa inauguração. Em nome da governadora Roseana Sarney estou aqui para participar desta festa juntamente com o prefeito e os moradores da cidade", disse o vice-governador. "Nossa vinda aqui é no sentido de trazer nossa saudação, nosso abraço a todos o icatuenses", enfatizou.
Parceria
O Governo do Estado é parceiro do município na reforma e ampliação do hospital, segundo informou o secretário Hildo Rocha. Além de recursos para a realização da obra, o governo repassou recursos para compra de novos equipamentos que vão garantir atendimento de qualidade à população.
"A governadora, também, investiu na construção do estádio de futebol e estamos também contribuindo para a realização do curso de robótica e para melhoria do sistema de abastecimento de água que até o final deste ano deverá estar funcionando, levando água de qualidade a todas as famílias da cidade", contou o Hildo Rocha.
O prefeito Juarez Lima agradeceu o apoio do governo na realização das obras e disse que a presença de autoridades nas comemorações do aniversário da cidade mostra o carinho do governo com a população. "Estamos comemorando essa data com inaugurações de obras que vão beneficiar a população e desta forma cumprindo nosso papel que é receber os recursos públicos e aplicá-los de forma séria e correta para o benefício da população", disse o prefeito.
Após vistoriar as obras de construção do sistema de abastecimento todos seguiram para a inauguração do estádio de futebol e após a solenidade acompanharam o amistoso de futsal, na quadra poliesportiva, entre as seleções Maranhense e Icatuense. Os jogadores aproveitaram para tirarem fotos com as autoridades presentes.
O secretário Joaquim Haickel destacou que a inauguração do estádio é tão importante quando as outras obras, principalmente, porque o esporte é fator de inclusão social. "Com a prática esportiva, bem desenvolvida nós diminuímos a demanda da segurança e da saúde. Diminuímos a possibilidade dos jovens se embrenharem no caminho das drogas e da marginalidade. Ações como essa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Icatu, coroam o êxito das iniciativas que através do esporte procuram melhorar a vida do cidadão", destacou o secretário. O Estádio Municipal de Futebol de Icatu é considerado um dos melhores da região do baixo Itapecuru, baixo Munim e Lençóis Maranhenses.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.