Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Deputados suspeitam que Vale trabalhou contra duplicação da BR-135


Os deputados Stênio Rezende (PMDB), Rogério Cafeteira (PMN), Eduardo Braide (PMN) e Zé Carlos (PT), em pronunciamento da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (24), levantaram suspeitas quanto a uma possível ação da Vale no sentido de inviabilizar a licitação da duplicação da BR-135, recentemente cancelada, em favor dos interesses da segunda maior mineradora do mundo de ampliar sua ferrovia.

A manifestação dos deputados deu-se quando do relato que fizeram sobre a reunião realizada hoje (24), pela manhã, no Palácio dos Leões, com o ministro do Transportes, Paulo Passos, e o diretor-geral do Departamento Nacional  de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, que vieram ao Maranhão atendendo a um convite da governadora Roseana. "A Vale quer que seus interesses prevaleçam sobre os interesses do povo do Maranhão. Achei um absurdo o fato relatado na reunião de que o Dnit utilizou estudos feitos pela Vale para emitir o parecer técnico contrário ao projeto", revelou indignado o deputado Rogerio Cafeteira.

"O deputado federal Pedro Fernandes (hoje secretário estadual das Cidades), homem experiente e técnico com experiência na área de engenharia, não ficaria indignado a toa. Ele deve ter elementos que fundamentam a suspeita de que a Vale agiu, sim, no sentido de fazer prevalecer seus interesses em detrimento dos interesses do povo do Maranhão. Se isso se confirmar, essa Casa tem que tomar uma medida mais enérgica", argumentou o deputado Stênio Rezende.

Para o deputado Zé Carlos, custa acreditar que um projeto elaborado há tanto tempo e por engenheiros do Maranhão que, segundo ele, são competentes e já deram demonstração de sua capacidade em outras ocasiões, não tenham feito a análise de solo daquela área. "Dizer que não se aprovou o projeto porque não se tinha a confirmação da análise de solo daquela área é demais. É querer atribuir a responsabilidade aos nossos engenheiros. Não posso concordar com isso", esclareceu.

Segundo o deputado Eduardo Braide, ficou explícito na reunião que a duplicação da BR-135, agora prometida para junho de 2012, só contempla o trecho Estiva/Bacabeira. "A gente sabe que o problema a ser solucionado implica na duplicação do trecho da Estiva até Miranda do Norte. Ficou bem claro pra mim que pode sair até junho de 2012 o trecho Estiva/Bacabeira, o restante talvez daqui há cinco anos", revelou.

ARTICULAÇÃO DEVE CONTINUAR

Os deputados Rogério Cafeteira, Stênio Rezende, Eduardo Braide e Zé Carlos foram unânimes em elogiar o trabalho de articulação das bancadas estadual e federal do Maranhão que, com a contribuição decisiva da governadora do Estado, viabilizou a vinda da cúpula do ministério dos Transportes ao Maranhão. "Parabenizamos o empenho da nossa governadora, do senador Edinho Lobão, do deputado Pedro Fernandes e outros que somaram com a voz desta Casa na defesa dos interesses do povo maranhense".

"É importante que a gente continue nessa luta, unidos, porque a BR-135 só será duplicada se todos os políticos do Maranhão estiverem juntos e atentos. Nós não podemos baixar a guarda porque isso so será resolvido com pressão política", observou Rogério Cafeteira.

(O Imparcial)
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.