Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Aurizônia Empreendimentos e a mineradora Vale formam consórcio para construção e exploração do Terminal Portuário do Mearim

Agora vai!?


A Aurizônia Empreendimentos e a mineradora Vale assinaram ontem o contrato de outorga para construção e exploração, em consórcio, do Terminal Portuário do Mearim. O terminal será erguido na margem da foz do rio de mesmo nome - em Bacabeira, no Maranhão (a cerca de 30 km de São Luís, capital do Estado), e com fácil acesso ao Oceano Atlântico.

Essa foi a primeira outorga concedida pela Antaq para construção e exploração de terminal privativo por empresas em consórcio. Segundo a agência, a Aurizônia movimentará produtos siderúrgicos e a Vale, fertilizantes, minério de ferro e outros granéis.

Em comunicado, a Antaq ressaltou que a implementação de projetos siderúrgicos pode ter atuação conjunta com a refinaria da Petrobras. No município, a petroleira está erguendo um empreendimento de R$ 20 bilhões. Segundo a Petrobras, será a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo. Trata-se de uma refinaria para produção de derivados combustíveis.

A Antaq também considera que o contrato do porto servirá de modelo para futuros consórcios entre empresas interessadas em reduzir os custos de construção e exploração de terminais portuários.

"A integração do transporte aquaviário com a ferrovia Norte-Sul ainda atrairá muitos outros investidores que estão de olho no rápido desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste", informou o superintendente de portos da agência, Giovanni Paiva, em comunicado.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.