Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Aprovado o Projeto de Lei de Necó que proibe uso de celulares em bancos de Rosário



Por Renato Viana Waquim

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 006/2011 de autoria do vereador Pedrosa Filho, mais conhecido como Necó (PSB) que proíbe o uso de celulares em agências bancárias do município. A proibição inclui também radiotransmissores e afins. O Projeto de Lei foi enviado ao prefeito Marconi Bimba (PRP) para sancionar a proposta que deverá ganhar força em vários setores da sociedade.

Segundo o vereador Necó, a proposta visa impedir a incidência do crime conhecido como "saidinha de banco". “A presente proposição tem como objetivo garantir medidas de segurança preventiva para evitar que pessoas mal intencionadas passem informações de quem estiver dentro do banco com dinheiro para assaltantes habituados a abordar o cliente na saída da agência, desta forma estamos contribuindo para evitar que aconteça em nossa querida Rosário a famosa saidinha dos bancos”, disse o parlamentar. 


Com o Projeto de Lei ficam as agências bancárias obrigadas a instalarem divisórias entre cada caixa e cada terminal de auto-atendimento. As divisórias serão instaladas de forma que não permitam que um cliente veja a operação que o outro esteja realizando. Também fica estabelecido que as agências bancárias deverão afixar cartazes ou placas indicativas em locais visíveis, alertando a proibição do uso de celular e rádio de comunicação no âmbito das aludidas agências.

As agências bancárias terão a incumbência de fiscalizar e coibir o uso dos citados aparelhos em seus estabelecimentos.

Não cumprimento da presente lei pelas agências bancárias implicará nas seguintes penalidades:
I – Pagamento de multa correspondente a 10 (dez) salários mínimos vigente;
II – Em caso de reincidência, multa no valor correspondente de 20 (vinte) salários mínimos;
III – Havendo nova reincidência, cassação do Alvará de funcionamento;
IV – No que tange ao usuário do serviço, seja ele correntista ou não, advertência, havendo insistência em utilizar o celular, será feita a custódia do aparelho até que o infrator deixe a agência bancária.

Entenda como funciona o golpe "saidinha de banco”
O modo de agir das quadrilhas é quase sempre o mesmo: um ou dois homens ficam dentro de uma agência bancária, com a função de monitorar o local, esperando uma potencial vítima. Os alvos são pessoas que utilizam o banco para sacar grande quantidade de dinheiro.
Quando a vítima é escolhida, eles avisam o parceiro, que espera do lado de fora, e passam todas as informações, como características físicas, roupas e o valor do saque. Estrategicamente, os criminosos se posicionam do lado de fora da agência bancária e praticam o roubo.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. VCS JA VIRAM A CASA DESE VEREADOR E O CARRO, MOTO QUE ELE COMPROU SE ELE SÓ GANHA 3000 MIL SERA QUE BIMBA QUE COMPROU PARA ELE MAIS A PRIMA DELE TOMOU O PARTIDO DELE

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.