Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Integrantes de quadrilha de roubo de carros são presos em Rosário

Um grupo de rosarienses foi preso hoje, sexta-feira (11), acusado de participar de uma quadrilha especializada em furto de veículos. No total, foram presas 08 pessoas, naturais de Juazeiro-BA, Cabrobó-PE, Petrolina-PE e de Rosário (MA). Eles também estariam envolvidos com tráfico de drogas.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a quadrilha era a principal responsável pelos roubos de veículos da capital.“A quadrilha era uma das mais atuantes em São Luís e é extremante perigosa. Com estrutura definida onde cada integrante tinha sua função, eles eram responsáveis por quase todos roubos de veículos de São Luís, fora que eles ainda realizam o tráfico de drogas”, falou.     
De acordo com o delegado Paulo Hertel, da (DRF), seis integrantes da quadrilha foram presos no bairro São Cristóvão, na capital maranhense, e dois foram presos no município de Rosário, a 70 km de São Luís.
Os membros são, em sua maioria, dos estados de Pernambuco e Bahia. Apenas dois são maranhenses. “Grande parte dos membros veio dos estados da Bahia e Pernambuco para atuarem aqui em São Luís. Porém há membros maranhenses e fora que outras pessoas podem está envolvidas”, disse.
Em São Luís foram presos Antonio José de Sousa, vulgo “Galego”, 30 anos, apontado pela polícia como líder do bando, Vanderson Batista de Sousa, o “Bambam”, 24 anos (natural de Juazeiro-BA), Elielson Rodrigues Alcântara, 18 anos (natural do estado da Bahia), Jean Michel Batista da Silva, 21 anos (natural do estado da Bahia), Carlos César Aquino dos Santos, o “Nego Léo”, 39 anos (natural da cidade de Rosário-MA), Antônio Ivan do Nascimento, o “Cabrobó” (natural da cidade de Cabrobó-PE). Os seis foram localizados, por volta das 10h em uma casa alugada pelo bando localizada na Rua 39, quadra 75, nº 17, São Cristovão.
Em Rosário foram presos Marlon Diego Alves dos Santos, 28 anos (natural da cidade de Petrolina-PE), ele é irmão de “Bambam” e suspeito de usar nome falso, e, Jailson Nonato Araújo Santos, o “JJ” ou “Jajá” (natural da cidade de Rosário-MA) que tem mandado de prisão preventiva por roubo de veículos.  
Com o bando foram apreendidos 400g de pasta base de cocaína, dois rádios HT (rádios de comunicação, provavelmente usados para captura a frequência do rádio da polícia), uma bateria do rádio, um carregador.
Entenda como funcionava o esquema do bando
De acordo com o delegado Paulo Hertel, o bando tinha como alvo principal carros modelo pick-its (caminhonetes). A quadrilha foi apelida pelo delegado de “Gangue da Hilux”, devido ao grande quantidade de pick-ups da marca Toyota, modelo Hilux, roubadas pelo grupo.
Os bairros onde a quadrilha mais atuava era no São Francisco, Renascença e Calhau. “Eles tinham como alvo carros tipo Hilux, Frontier, Tucson e outros. As maioria dos assaltos aconteciam nos bairros nobres de São Luís, como São Francisco, Renascença e Calhau”, disse.
Segundo o investigador Moura (DRF), o bando atuava da seguinte forma: Galego era responsável por “encomendar” os carros para depois entrar em contato com os “soldados” que eram responsáveis por realizar os assaltos. Nego Léo foi apontado como “motorista” do grupo, que seria responsável por conduzir os veículos na fuga. “O Galego era quem comandava o bando. Era ele que recebia os pedidos dos receptadores e depois acionava os outros membros. Nego Léo era quem dirigia os carros na maioria da vezes”, explicou.
Os veículos eram roubados em São Luís, levados para a cidade de Imperatriz e depois enviados par os estados do Pará e Goiais. De acordo com os presos, os carros roubados eram revendidos ou enviados para desmanches, porém a polícia também trabalha com hipótese de que os carros eram clonados.  
A prisão do bando foi efetuada após Nego Léo ter sido preso na cidade de Açailândia, a 566 km de São Luís, na última quinta-feira, 3. Através da prisão de Nego Léo os outros membros do bando foram localizados. Os presos foram presos pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e formação de quadrilha. Após a prisão era foram conduzidos para o Centro de Triagem de Pedrinhas.


Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.