Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


URCD convida rosarienses para pré-audiência sobre o destino do lixo, nesta Sexta


A URCD, empresa responsável pelo projeto de implantação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos em Rosário (CTR), promoverá uma pré-audiência pública, no Ginásio de Esportes Ferreirinha, às 13 horas, nesta sexta-feira (18), para esclarecer a população do município sobre a importância e os eventuais benefícios da instalação de uma indústria deste porte no município.
De acordo com a assessora de imprensa da URCD, a jornalista Carla Fiquene, a pré- audiência tem o objetivo de dar mais tempo para que a população possa perguntar e ter respostas bem explicadas pelos técnicos e especialistas em Meio Ambiente, da URCD.
Fiquene explica que, nas audiências públicas, o tempo é curto e limitado o que poderia não responder a contento, os questionamentos dos rosarienses. “Na pré-audiencia, a URCD levará uma equipe de técnicos e especialistas de primeiro escalão, para que todas as dúvidas da população sejam esclarecidas”, afirmou Carla Fiquene.
A implantação da CTR está em fase de ‘Licença Prévia’ junto aos órgãos competentes do Estado do Maranhão.
Duas audiências na próxima semana
Duas audiências públicas promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente acontecem na próxima semana para apresentação da concepção do projeto de implantação da CTR de Rosário, bem como a exposição dos estudos ambientais realizados.
Dia 22 de fevereiro, terça feira, 19 horas, no Ginásio de Esportes Ferreirinha, rua padre Possidônio, sem número, Centro, cidade de Rosário.
Dia 24 de fevereiro, quinta-feira, 10 horas, na Fabrica de eventos, av. Mário Andreazza n. 537, Olho d’água, São Luís.
O projeto de implantação da CTR Rosário
De acordo com a Assessoria de Imprensa da URCD, a CTR Rosário está sendo projetada para ser a mais moderna unidade de destinação e tratamento de resíduos sólidos das regiões Norte e Nordeste do país. Com capacidade de atender à todas as exigências ambientais de proteção do solo, do ar e dos recursos hídricos, completamente de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei de número 12.305, sancionada pelo então presidente Lula em 12 de agosto de 2010. A Lei Nacional para o manejo dos resíduos sólidos é recente, e representa uma revolução em termos ambientais.
Lixo Industrial – De acordo com o projeto, logo na chegada do resíduo industrial à CTR Rosário, serão feitos testes de análise e composição que indicam a forma correta de tratamento, de acordo com as leis ambientais. Os tratamentos se dividem aqui em 3 linhas: biológico, fisioquímico e influentes oleosos. De acordo com a classificação os resíduos passam por células impermeabilizadas e com cobertura metálica ara impedir qualquer contaminação ao meio ambiente. A CTR também terá um incinerador para a destruição de compostos orgânicos de forma controlada .
Combustível – A ‘Unidade de Sistema de Blindagem Sólida’ vai preparar os resíduos para que eles se transformem em combustível para a indústria do cimento. Com isso, o meio ambiente ganha duas vezes, além de garantir o destino dos resíduos o processo substitui o uso do carvão.
Lixo hospitalar – Para o tratamento do lixo hospitalar a CTR Rosário vai usar uma unidade chamada ‘Autoclavagem de Resíduos de Serviços de Saúde’. Esse sistema possibilita tratamento dos resíduos de forma que não haja contaminação dos operadores e do meio ambiente.
Chorume – O Chorume gerado no aterro será armazenado em tanques para tratamento com a tecnologia de ‘Geotubos’ . Através dessa tecnologia os influentes gerados atingem alto grau de purificação e a massa sólida detida nos ‘Geotubos’ vai se tornando cada vez mais concentrada, ficando com o volume reduzido.
Preparação do solo – Para a construção do aterro são necessárias a limpeza, a escavação e tratamento do terreno, e ainda a remoção dos solos inadequados. A drenagem e a regularização são feitas com uma base de argila e uma impermeabilização com bentonita. Depois é feita uma segunda impermeabilização com geomembrana, que é uma manta de polietileno. Essas duas linhas garantem a proteção do solo e do lençol freático em relação aos líquidos gerados pelo aterro sanitário.
Centro de Educação Ambiental – O ‘Centro de Educação Ambiental’ será implantado para o desenvolvimento de projetos na área de educação para funcionários e toda a comunidade, com capacitação de educadores e alunos de escolas das redes públicas e privadas. O Centro terá um auditórios com recursos tecnológicos audiovisuais para a promoção de cursos, oficinas e palestras.
O atual lixão – O atual lixão que representa uma dívida ambiental será eliminado e todo o material será removido para o novo aterro sanitário e receberá tratamento adequado. A área ocupada hoje pelo lixão será recuperada com cuidados no solo e reflorestamento de plantas nativas.
Com o passar do tempo – A CTR Rosário está sendo projetada para durar 30 anos, e ao longo desse tempo as áreas de concentração dos aterros vão ganhar nova cobertura vegetal com plantios de espécies nativas adequadas. A CTR vai permitir o desenvolvimento de projetos de geração de energia e de créditos de carbono, dentro do acordo mundial conhecido como protocolo de Kyoto, o que gera receita para o município e emprego para a população.

Com informações da URCD.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

7 comentários:

  1. Caracas doido, é muito massa e esses bandidos ficavam mentindo que era um lixão.

    ResponderExcluir
  2. Como alguém que se diz ambientalista pode ser contra um projeto maravilhoso como este?

    ResponderExcluir
  3. Gostei da idéia do centro de educação ambiental.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Está praticamente na hora... Vou ver se dar tempo de i

    ResponderExcluir
  5. Carla Fiquene,

    Tem como vc disponibilizar um e-mail do projeto para gente tirar dúvidas?

    ResponderExcluir
  6. Nota 10 para o projeto. Espero que Rosário se livre de uma vez por todas daquele lixão.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.