Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Sítios Arqueológicos são descobertos em Rosário




Por Isaias Rocha
ASCOM / Prefeitura de Rosário


ROSÁRIO-MA: Na manhã dessa quinta-feira (03), durante um seminário sobre Patrimônio Cultural, o arqueólogo da USP, Arkley Bandeira, contratado pela Petrobras para fazer um estudo arqueológico na região de implantação do canteiro de obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira e Rosário, divulgou a descoberta de cerca de quatro sítios arqueológicos no município de Rosário. O trabalho de catalogação consiste em identificar o sítio, fotografar, filmar, fazer medições e preencher uma ficha bibliográfica contendo todas as informações sobre o local – desde relevo, vegetação, hidrografia, até localização espacial usando GPS. Essas informações são enviadas para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante o evento, que aconteceu no auditório da Petrobras, localizado às margens da BR 402, o pesquisador Arkley Bandeira informou que as descobertas vão desde as ruínas de uma antiga fazenda, passando por uma aldeia indígena de 2 mil anos.

Ainda de acordo com o arqueólogo, a abertura do terreno para a construção da Refinaria Premium I permitiu encontrar os sítios. Dos mais de 10 locais de interesse histórico identificados, 04 estão localizados sob o território rosariense. Os objetos desses sítios ficarão sob a guarda do IPHAN. Ele disse ainda que os quatro sítios arqueológicos descoberto em Rosário, não serão afetados pela obra da Petrobras e poderão ser preservados no próprio local.

Entre os objetos encontrados estão cachimbos antigos, partes de xícaras antigas de cerâmica do período colonial, além garrafas antigas de refrigerantes, que teriam cerca de 300 anos de idade.

“Esses sítios representam a ocupação do território rosariense desde o período pré-histórico. Qual é a importância disso tudo? É a gente ter a oportunidade de conhecer a pré-história e a história dos povos que ocuparam essa região. Região essa que nunca teve recursos para se fazer esse tipo de pesquisa”, disse o arqueólogo.



Implantação de ponto turístico

Diante das descobertas dos sítios arqueológicos no município, a Prefeitura de Rosário está iniciando um projeto para transformar o prédio da antiga estação ferroviária em ponto turístico.

O prefeito de Rosário, Marconi Bimba, que também participou do seminário, afirmou que ficou feliz com a descoberta dos sítios e a partir daí, ciente da importância que eles poderiam vir a ter para a cidade, está se articulando para conseguir recursos para revitalização do prédio da antiga estação ferroviária.

“É uma descoberta de grande valor histórico para o município. Por isso, estamos em busca de parcerias para conseguir recursos para viabilizar a revitalização desse patrimônio”, afirma o prefeito.

Bimba disse ainda que na próxima semana estará em Brasília onde pretender discutir a proposta com o presidente do Senado, José Sarney(PMDB-AP), e conseguir a liberação de recursos para que a idéia saísse do papel. “Para que essa idéia possa ser colocada em prática será preciso apoio governamental e parcerias”, informou.
Share on Google Plus

About RN

3 comentários:

  1. Eu sabia que iriam descobri. e é só o começo!!! Não demora e vão descobrir fosséis de animais pré-históricos como os Dinossauros do Vale do Baixo Itapecuru.

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta ai para os arqueólogos: Esse objeto serve de prova de nossa vocação para o fumo ou para a cerâmica mesmo?

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.