Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Setres cadastra trabalhadores desmobilizados da Refinaria Premium I

A força-tarefa da Secretaria de Estado de TrabalhoEconomia  Solidária (Setres) começou, nesta quinta-feira (10), a cadastrar trabalhadores desmobilizados na primeira fase das obras civis da Refinaria Premium I, que está sendo construída pela Petrobras no município de Bacabeira e Rosário.

De acordo com o calendário das obras, a primeira fase da construção do empreendimento acontecerá em três anos, sempre nos períodos sem chuva no Maranhão. Inclui serviços de terraplanagem, supressão vegetal dos 2.100 hectares da área e construção dos canteiros de obra.

O Consórcio Galvão-Serveng-Fidens (GSF), contratado pela Petrobrás para esta fase, informou que o cronograma de contratações segue o calendário de obras, com períodos de mobilização e desmobilização de trabalhadores, previamente acertados com a própria Petrobrás e com a Secretaria de Trabalho, responsável pela recepção aos egressos do projeto.

A previsão é de que cerca de 200 trabalhadores sejam atendidos pela equipe nestes dois dias de trabalho, dando entrada no seguro-desemprego dos egressos e tornando-os disponíveis no banco de currículos do Sine. Para a coordenadora de Intermediação de Mão-de-Obra da Secretaria de Trabalho, Honorata Azevedo, o acompanhamento facilita a recolocação profissional. “Devido à experiência que eles adquiriram na obra”, explicou.

Trabalhadores como Webert Carvalho, do setor de manutenção de máquinas e equipamentos, que acredita que a experiência foi muito válida para seu currículo. “Tenho certeza que não fico mais nenhum dia desempregado”, comemorou o operário, morador do município de Rosário.

O secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, acompanhou os trabalhos, na busca de manter um entendimento maior com o Consórcio e com a Prefeitura de Bacabeira. “Estamos demonstrando que não há motivos para deixar esses trabalhadores desamparados. Encaminhá-los ao mercado é um dever do Governo do Estado, sem esquecer que nossa iniciativa tem o total apoio da prefeitura deste município”, destacou.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.