Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Curso de capacitação para Refinaria tem início nesta terça-feira

 Municípios de Bacabeira e Rosário receberão as primeiras aulas dos cursos de capacitação profissional.







As primeiras turmas dos cursos de capacitação profissional voltados para a primeira fase da construção da Refinaria Premium da Petrobrás terão início nesta terça-feira (1º) nos municípios de Bacabeira e Rosário.
A aula inaugural dessas turmas ocorrerá nesta segunda-feira (28), com a participação de representantes da petrolífera e do Ministério do Trabalho, além do secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, que está oferecendo o suporte necessário para a realização do projeto de qualificação.

Os cursos disponíveis são da área de Construção Civil, especificamente para as ocupações de pedreiro, carpinteiro, armador e pintor, mão-de-obra fundamental para a primeira etapa da obra. São Luís e Santa Rita também têm turmas previstas com início para este mês de março.

"O Governo do Estado está fazendo o possível para qualificar maranhenses, com vistas a atender à demanda da refinaria, seja no nível profissional mais básico, seja no nível profissional intermediário", explicou José Antônio. "Temos cerca de sete mil vagas de qualificação para seis municípios e o projeto já está sendo posto em prática, com a rapidez que um empreendimento da grandeza da refinaria exige", enfatizou.
As cidades inicialmente contempladas estão inseridas na chamada Área de Influência Direta do Empreendimento, no caso, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís. Posteriormente, as cidades de Morros e Icatu serão incluídas no projeto.
A carga horária dos cursos é de 200 horas, com ênfase nos conhecimentos específicos, mas contando com 40 horas para tratar de conteúdos gerais, como segurança no trabalho, direitos e deveres trabalhistas e noções de empreendedorismo.

Empreendimento
A Refinaria Premium I da Petrobrás, que está sendo erguida em Bacabeira e Rosário, será a maior da América Latina, com capacidade de processar até 600 mil barris de petróleo por dia, quando estiver em pleno funcionamento. O projeto deve incluir a construção de um porto e a instalação de um pólo petroquímico, a exemplo do que funciona em Camaçari (BA).
Dentre as expectativas geradas pelo empreendimento, somente para o município de Bacabeira, que conta com uma população em torno de 15 mil habitantes, analistas esperam que a cidade se torne a mais rica do país, em termos de PIB per capita, em função dos royalties gerados pela produção do petróleo.
Turmas de capacitação profissional
- Turmas de Bacabeira e Rosário: início em 01 de Março;
- Turmas de Santa Rita: início em 17 de Março;
- Turmas de São Luís: início em 23 de Março.

Com informações da Petrobras.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. sou armador tenho esperiencia e curso do senai gostara d ser contratado para trabalhar nesta importante obra, moro em palmas tocantins estou disponivel para viajar a qualquer momento meu telefone é 63 9976 6042 ou 63 9269 4337.

    Ismael Dias Pereira

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.