Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Pré-audiência Pública discute a implantação da Central de Tratamento de Resíduos em Rosário

Por Renato Waquim


Rosário-MA: Acontece na tarde desta sexta-feira (18) no Ginásio Ferreirinha a tão esperada Pré-audiência Pública sobre a implantação de um moderno Centro de Tratamento de Resíduos - CTR, de acordo com a proposta formulada por uma empresa à Prefeitura de Rosário, funcionará em um terreno privado, localizado no povoado Buenos Aires, próximo a área da Refinaria Premium I.

Não é um Lixão - O prefeito Marcone Bimba (PRP) explica que o empreendimento trata-se, na verdade, de uma necessidade da região e, ao contrário do que vem sendo divulgado em alguns veículos de comunicação, não funcionará como um lixão. “Esta história de que o poder público quer transformar Rosário em um grande lixão é pura falta de informação. A empresa interessada e dona da área já garantiu, em expediente enviado à Prefeitura Municipal, que o empreendimento, caso seja instalado, atenderá somente as cidades localizadas próximas à Refinaria. Isso retira São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Outro ponto importante é que a autorização para a instalação do Centro será dada pelo governo do Estado, com a chancela do governo federal”, disse.

Para o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, é importante as discussões com a nova realidade industrial da região. “De fato, o que está sendo proposto não é a criação de um lixão. É, na verdade, um empreendimento que terá a missão de tratar a grande quantidade de resíduos que será gerada com o início da operação da refinaria e outras empresas. As audiências são fundamentais, porque dar ao povo a oportunidade de conhecer mais o projeto e opinar melhor sobre ele”, completou Barreto.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

5 comentários:

  1. Só a terraplanagem já deverá gerar empregos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Chegou a hora da verdade meus amigos.

    ResponderExcluir
  3. Estarei lá, quero entender esse projeto porque diferentemente de uns aí eu gosto da verdade.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rosário! Estou me mudando para Rosário e já chego na cidade com uma boa notícia.
    Ter na cidade um aterro sanitário é um previlégio de poucos. Gostaria de saber se tem usina de triagem (reciclagem)? Se sim, tem que cada vez mais apoiar e modernisar para também prolongar a vida util do aterro, se não possui, é fundamental! Gera oportunidade de emprego; minimiza os impáctos ambientais e como já falei prolonga a vida ultil do aterro.
    Cada vez mais a "Natureza" está reagindo contra as nossas atitudes. Povo de Rosário, independente de religião, condição social, e política. VAMOS ABRAÇAR ESSE PROJETO!!! PARABÉNS...

    Cleidiane Cunha
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. É lamentável constatar que a oposição tenha transformado tão importante assunto em questões pessoais e meramente políticas. Até a audiência pública foi palco de um ato político menor.
    A questão do tratamento do lixo envolve tecnologias que precisam ser discutidas e entendidas. Mitigação e eliminação dos impactos, tecnologias e aspectos sociais, estas sim, seriam as discussões verdadeiras.
    Porém, mais uma vez, Rosário perde o bonde da história e a oportunidade de sair na frente nessa questão ambiental. E quem paga a conta dessa oposição facciosa e insana? É a população que mora à beira desse lixão vergonhoso e os demais rosarienses que assistem a perpetuação desse atraso crônico.
    Ainda bem que a Refinaria de Petróleo foi para Bacabeira!
    Atenciosamente,
    Mauro Neves Filho

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.