Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Petrobras e Prefeitura fecham parceria para qualificar e empregar centenas de rosarienses nas obras da Refinaria Premium

Governo Municipal e Petrobras vão trabalhar juntos para diminuir impactos do mega empreendimento


Por ASCOM/ Prefeitura de RosárioMA


Para absorver um número maior de moradores da região na segunda fase das obras de terraplanagem da Refinaria Premium I no Maranhão, a Petrobras está fechando parcerias com as prefeituras locais, e seus representantes estiveram reunidos na Prefeitura rosariense com o prefeito Marconi Bimba, o secretário municipal extraordinário de Meio Ambiente Renato Waquim, o secretário municipal de Cultura Euvaldo de Jesus e demais a equipe de governo. Em pauta o plano de ação para qualificar e contratar centenas de moradores nativos para trabalhar no mega projeto.

O secretário municipal extraordinário de Meio Ambiente juntamente com o secretário municipal de Cultura fora escolhidos como elos entre a Prefeitura e o empreendimento, agora eles buscam junto a Petrobras soluções para diminuir os impactos sócio-ambientais e culturais.

E o primeiro desafio será desenvolver o Plano Setorial de Qualificação Petróleo e Gás Natural (Planseq P&G), do Ministério do Trabalho e emprego (MTE), pois parte do pessoal capacitado por esse programa será empregada nas obras da Refinaria Premium I. "O Planseq P&G tem o objetivo de qualificar entre Janeiro e Fevereiro profissionais para a fase de construção civil da refinaria, com previsão de início em Maio de 2011", frisou Jacy Miranda (blusa verde) que é Gerente Setorial de Comunicação da Implantação da Refinaria Premium I.

O Planseq, parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Prefeituras e a Petrobras, qualificará no total 11.100 profissionais da construção civil, pelo menos 500 a 700 só em Rosário. “Para este ano, o MTE ofereceu 6.720 vagas nas atividades de armador, carpinteiro, pedreiro e pintor predial, distribuídas entre os municípios de São Luís, Bacabeira, Rosário e Santa Rita, Morros e Icatu”, informa Renato Waquim.

A seleção dos alunos se dará por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão e/ou por cadastros das Prefeituras, utilizando critérios socioeconômicos para a classificação dos alunos. "A previsão das instituições responsáveis pelo treinamento, Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção e Integração (Renapsi) e Instituto Superior de Educação Continuada (Isec) para o início das aulas é Janeiro de 2011, e cada aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 300,00", destaca Euvaldo de Jesus.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

  1. As pessoas pensavem que a refinaria iria traser só beneficeos mais muita coisa de ruim estar para vim e depois não adiamta reclamar.



    Igor Anceles.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos "pensar" que a Refinaria Premium I só trará malefícios para a população de Bacabeira e Rosário-MA.

    Se pensarmos apenas nos malefícios ambientais, os benefícios financeiros ficarão apenas no sul do Brasil.

    Infelizmente benefícios financeiros proporcionados por esta e outras obras e destruição ao meio ambiente andam junto.

    Vamos pensar POSITIVO. O Maranhão sempre teve atraso, agora é a hora de nosso Estado dar uma reviravolta e o único jeito é TER OBRAS e MAIS OBRAS.

    Não vamos ser leigos e deixar ser enganados com o "opiniões" de alguns políticos e deixar de aceitar obras e mais obras fugirem de nossas mãos...

    Estamos com a "faca" e o "queijo" na mão... só depende de nós...


    Marlen F. Soares

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.