Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Conheça a História do Boi de São Simão (Rosário-MA)

Índias do Boi de São Simão na BR-402 no povoado São Simão no município de Rosário-MA
Foto - Arquivo do Boi de São Simão / 2009




Em 2010 o Bumba-meu-boi de São Simão completa 51 anos de História, cultura e muita alegria das pessoas que fazem parte dessa família do Sotaque de Orquestra que o Rosário Notícias prefere chamar de Sotaque de Rosário. O enredo desse ano trás um passeio pela nossa raiz e nossa tradição.

O Boi de São Simão tem uma preocupação em inovar sem perder suas características e sua tradição, as indumentárias são conhecidas pela riqueza de seu bordado, sua orquestra pela harmonia e seus instrumentos como o tambor e outros.

0 grupo é formado por 120 pessoas que se dividem entre amos (cantadores), índias, vaqueiros campeadores e de fita, orquestra, pai Francisco e Catirina, burrinha.


Foto - Arquivo do Boi de São Simão



História do Boi

No ano de 1959 no lugarejo chamado Cachoeira de Morros nascia de uma promessa feita pelo Sr. José Nazar sua primeira brincadeira na região do baixo Itapecuru e baixo Munim. Seu grupo era formado por homens e mulheres e o boi se chamava “Ta na vara” recebendo esse nome devido ao material usado que era o buriti (fruta típica da região do Maranhão), enfiado numa vara.

Depois, o grupo foi crescendo e as pessoas ficando mais exigentes, o Sr. Nazar resolveu aumentar o grupo e fez um touro maior com o nome “Milindro de São João”.

Seu Nazar passou pelo povoado de Nambuaçu até chegar em São Simão, onde fixou residência até seu falecimento em 1994. Com grande prestigio na região do baixo Itapecuru e baixo Munim, o boi conhecido agora como “Novilho novo” foi apresentado a capital São Luis e a outras cidades do Maranhão. E posteriormente denominado como Bumba-meu-boi de São Simão.

Fotos de São Simão:
Foto - Memorial José Nazar


Foto - Associação Folclórica São João São Simãoense



Foto - Igreja de São Simão



São Simão

Em 1984, foi fundada a Sociedade e construída a sede do Boi que fica em São Simão - Rosário/MA, um lugarejo distante 5km da sede, onde os habitantes vivem basicamente da lavoura, tecelagem de redes e pequenos comércios.

Além do boi, o lugar tem outras tradições populares, como a Dança do Lele, Terecô das Velhas, Tambor de Criola, Dança do Coco, Pato Pelado, Porco na Rede entre outras. São importantes também os festejos como o de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar.


O Boi de São Simão na atualidade

Após a sua morte do patriarca e fundador do boi, o Sr. José Ribamar Nazar em 1994, a família veio à frente da festança que acontece todos os anos no povoado São Simão e atrai diversas pessoas das cidades vizinhas de Rosário e fora do estado. Hoje o boi fica aos cuidados de Emília Justina Cabral Nazar Neta e Carlos Magno Cabral Nazar (vereador do município).


Fonte e Pesquisa: Renato Waquim, Júlia Durans e Carlos Wesley.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

2 comentários:

  1. Fico até emocionado com essas matérias sobre nossa História e Cultura.

    Viva o RN!!!

    Um abraço pra galera da Ivar Saldanha.

    ResponderExcluir
  2. SÃO SIMAO, MINHA TERRA MÃE, TENHO SUPER ORGULHO DE TER NASCIDO NESSA TERRA ABENÇOADA POR NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, E BANHADO PELO O RIO ITAPECURU, RIO ESSE QUE PASSA AQUI TAMBEM NA CIDADE ONDE EU RESIDO COROATA, A TODOS OS MEUS CONTERRANEOS GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.