Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Desvio milionário marca nova eleição em Bacabeira


O desvio de R$ 142,5 mil do Fundo de Previdência dos Servidores da Prefeitura de Bacabeira está agitando estes últimos dias da nova disputa pelo comando do município cuja eleição acontece neste domingo. Os eleitores de Centro Novo, Vila Nova dos Martírios e Amarante também voltam às urnas amanhã (veja aqui).

Disputam o cargo o ex-prefeito José Venâncio Correia Filho, o Venancinho (DEM), e Olga Calvet (PV), mulher do ex-prefeito Reinaldo Calvet (PMDB). No dia 10 deste mês o presidente da Câmara e prefeito interino da cidade, Alan Linhares (PTB), ajuizou duas representações contra o ex-prefeito - uma no juízo de Rosário e outra no Ministério Público acusando-o pelo desvio. Além da devolução do dinheiro corrigido aos cofres do município, ele pede que a justiça condene o peemedebista por ato de improbidade administrativa.

Calvet é acusado de sacar os 142,5 mil na boca do caixa no dia 14 de setembro de 2004 usando um cheque avulso (reprodução acima). Ele teria falsificado a assinatura do sobrinho Wendell Calvet - na época respondendo pela tesouraria da prefeitura - no cheque para poder sacar o dinheiro. Por lei, o recurso, fruto de recolhimento de contribuições dos funcionários, só pode ser usado para fins de aposentadoria do servidor.

De acordo com o presidente do Fundo, Weberth Pinheiro Filho, co-autor das representações, os documentos comprovando o “rombo” nos cofres da Previdência de Bacabeira só foram descobertos em 2007 depois que o INSS já tinha arquivado processo para apurar o caso. Por conta disso, quer reabrir a investigação.


Defesa

Procurado pelo blog, Calvet não nega o desvio dos R$ 142 mil. Pede que a justiça vá a fundo no caso e insinua que Venancinho, então secretário de Finanças da Prefeitura de Bacabeira, seria o beneficiário dos recursos. Eles eram aliados.



Fonte: Blog do Dércio Sá.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.