Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Primeiras-Damas planejam ações políticas para 2009 durante VII Encontro

Clay Lago fez uma avaliação positiva dos encontros de Primeiras-Damas


Axixá - A primeira-dama Clay Lago esteve neste final de semana em Axixá participando do VII Encontro de Primeiras-Damas. O evento teve como finalidade avaliar as atividades desenvolvidas nos seis primeiros encontros e planejar ações para 2009. “Este movimento está ganhando cada vez mais proporção à medida que as pessoas estão se conhecendo e discutindo a realidade de cada município. Estamos felizes porque, dos encontros de primeiras-damas, demandas importantes dos municípios foram incorporadas ao orçamento do Estado para serem executadas”, anunciou Clay Lago, na abertura do evento, ocorrido na sexta-feira (21).

O evento foi realizado no Ginásio José Pedro, que também foi palco de diversas ações culturais e momentos de confraternização. Durante a abertura foi lançada a cartilha História e Arte de Arthur Azevedo – ilustre maranhense, poeta, jornalista, teatrólogo e escritor que reuniu durante a sua vida, um dos maiores acervos de arte do Brasil. “Este livro demonstra o compromisso do Governo Jackson Lago na preservação dos bens culturais do Estado, permitindo aos jovens conhecer a história de Arthur Azevedo”, ressaltou a primeira-dama.

Clay Lago e Sonia Campos (DEM), prefeita de Axixá, durante Encontro de Primeiras-Damas e o Dep. Estadual José Lima (PSB)


O evento, encerrado neste sábado (22), reuniu também o deputado estadual José Lima; a curadora de Bens Culturais do Estado, Maria Helena Duboc e gestoras e gestores de vários municípios. Anfitriã do evento, a prefeita de Axixá, Sonia Campos, disse que era uma honra sediar o Encontro de Primeiras-Damas. “Estes eventos nos fortalecem e revigora a nossa vontade de trabalhar porque trocamos experiências com nossos colegas e filtramos o que há de melhor para implantar nos municípios”.

Uma síntese dos encontros ocorridos em São Luís, Codó, Santa Inês, Caxias e Açailândia foi mostrada para que todos pudessem melhor avaliar os trabalhos. Todos tiveram como finalidade reafirmar a importância do papel da mulher no atual cenário político mundial, destacando a sua relevante missão de articular ações garantidoras do desenvolvimento sustentável. Em todos os momentos existe uma integração entre os poderes federal, estadual e municipal.

A anfitriã do evento, Sonia Campos e Clay Lago com integrante do bumba-meu-boi de Axixá



Consenso – A primeira-dama de Açailândia, Zita Vieira Coutinho dos Santos, disse que os encontros possibilitam uma integração maior entre as primeiras-damas e uma troca de informação muito grande. “Os problemas inerentes a cada município são abordados e juntos buscamos formas de resolver com mais eficácia, até porque muitas vezes estas mesmas demandas foram apresentadas em algumas cidades e nós não tínhamos conhecimento”. Juarez Lima, prefeito de Icatu, disse que os encontros de mulheres mudam a vertente das políticas públicas porque a mulher, além de atuar de forma integrativa, trabalha com a emoção. “O conhecimento feminino é fundamental que possamos trabalhar com mais eficácia a integração das políticas publicas”.

Entre as presentes ao evento estavam as primeiras-damas de Rosário, Lúcia Helena Cavalcante (atual), a Cintia Aquino (futura); Parnarama, Antonieta Silveira; Pastos Bons, Vera Lúcia; Porto Franco, Margareth Macedo; Santa Inês, Maria Vianey; São Roberto, Raimunda Oliveira, São Vicente de Férrer, Maria do Carmo; Senador La Rocque, Kelly Alencar; Vitorino Freire, Cleonice Rodrigues; Água Doce, Rosária Dias; Buriti Bravo, Lauriene Verde; Coelho Neto, Cristiane Bacelar; Cururupu, Alzenira Pestana; Esperantinópolis, Edilene Carneiro; Gonçalves Dias, Seiane Dias; Governador Archer, Maria Leite e, de Humberto de Campo, Fátima Fonseca.


Fotos por: Antonio Martins.

Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.