Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Agora Foi - João Castelo é o novo prefeito de São Luís



POR OSWALDO VIVIANI

VITÓRIA DO TUCANO DA FRENTE DE LIBERTAÇÃO


O tucano obteve 55,84% dos votos contra 44,16% dados ao comunista Flávio Dino

O tucano João Castelo Ribeiro Gonçalves, 71 anos, é o novo prefeito de São Luís. Ele venceu o segundo turno das eleições municipais na capital maranhense, conquistando 271.014 votos (55,84 %) contra 214.302 (44,16%) dados a seu adversário, Flávio Dino, do PCdoB – diferença de 11,68 pontos percentuais. Os dois candidatos integram a Frente de Libertação do Maranhão, que derrotou o grupo Sarney em 2006, elegendo Jackson Lago (PDT) governador. Falando depois da confirmação de sua vitória, Castelo reafirmou que pretende fazer em São Luís “um grande governo”. Flávio Dino disse que sua campanha abriu um “cenário político novo” no estado e afirmou que vai fiscalizar, como deputado federal, o cumprimento das promessas feitas por João Castelo durante sua campanha. A apuração das 1.747 urnas de São Luís terminou às 19h45 de ontem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Areinha.

Em Benedito Leite – município do sudeste maranhense onde as eleições do último dia 5 não ocorreram, devido a tumultos –, o pleito de ontem aconteceu num clima de relativa tranqüilidade, sendo escolhido como prefeito Raimundo Coelho Júnior (PRB), que obteve 1.484 votos (45,02% dos votos válidos). A segunda colocada, Penélope de Barros, a “Pené” (PMDB), teve 1.240 votos (37,62% dos votos) e Marcus de França Barros (PRTB) obteve 562 votos. Seis pessoas foram presas na cidade, pela Polícia Federal, por compra e venda de votos – entre elas Paulo Coelho, irmão do prefeito eleito Coelho Júnior. (veja texto em destaque).

A vitória de João Castelo – que também foi o mais votado no primeiro turno, com perto de 43% dos votos válidos –confirmou o vencedor apontado pela maioria das pesquisas eleitorais, embora com uma diferença menor. Um dia antes do pleito, o Ibope, por exemplo, divulgou os seguintes números: João Castelo, com 59% dos votos válidos, e Flávio Dino, com 41% – diferença de 18 pontos percentuais.

Processo – João Castelo votou no Instituto Divina Pastora, no Anil. Ele chegou acompanhado de sua vice, Helena Duailibi (PSB), de deputados estaduais e federais e de assessores. Em meio ao aglomerado humano que se formou ao seu redor assim que desceu do carro, o tucano declarou estar “confiante no povo e confiante de que a escolha do povo será respeitada”.

Em entrevista ao JP, depois de depositar seu voto na urna, o prefeito eleito informou que já entrou com um processo na Justiça Eleitoral contra Flávio Dino, que teria dirigido a ele “acusações levianas, injustas e mentirosas” durante a campanha. Após votar, João Castelo foi, com Helena Duailibi, até a Escola de Governo e Gestão Municipal, no Renascença, local de votação da vice-prefeita eleita. Depois, Castelo se dirigiu ao comitê de sua campanha, no São Francisco, onde acompanhou a apuração dos votos.

Desprezo às pesquisas – Flávio Dino votou na Unidade Integrada Dr. Clarindo Santiago, no Olho d’Água. Ao chegar, o candidato deu entrevista manifestando confiança na vitória e desprezando os números das pesquisas eleitorais. “Os institutos de pesquisas nunca acertaram em São Luís e vão errar de novo. A pesquisa do Ibope tem chance zero de se confirmar”, disse Dino. “Tenho certeza de que à noite estaremos comemorando a vitória contra o dinheiro, o poder econômico”, completou o comunista. Em relação ao processo judicial de João Castelo contra ele, Flávio Dino afirmou que não teme a ação. “Eu conheço bem a Justiça como advogado e juiz e Castelo a conhece como réu”, disse Dino, que acompanhou a apuração no comitê de sua campanha, no Colégio Aprovação (rua Grande).



Fonte: Jornal Pequeno.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.