Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Em Rosário autoridades não fiscalizam crimes ambientais no Rio Itapecuru, já em Santa Rita...




Rosário é a cidade que menos protege o Rio Itapecuru, até a prefeitura faz a sua parte para destruir ainda mais o Rio com a criação de um modelo arcaico de macrodrenagem do século retrasado, outras autoridades também não se manifestam em prol da proteção ambiental. Coisa diferente acontece em Santa Rita onde prefeitura e IBAMA estão atrás daqueles que agridem o Meio Ambiente (pelo menos estão fiscalizando).

Em Rosário-MA - Faz mais de um ano que o RN denúncia à destruição do Rio Itapecuru na cidade, caminhões passam na porta da 7° Companhia Independente da PM (Rosário-MA) carregados ilegalmente de madeiras do Rio e nada é feito, nem as barreiras policiais aprendem tais carregamentos. Atualmente uma empresa sem autorização alguma extrair pedras nas margens de nosso rio. Tentamos entrar em contato com MP, pois a prefeitura nem tem assessoria, até agora não tivemos resposta e pelo andar da carruagem nem teremos. Já acionamos o SEMA e IBAMA várias vezes. A presidente do IBAMA no Maranhão a Marlúcia culpa o estado e prefeitura pelo descaso brutal em Rosário e o estado culpa o IBAMA. Até a denúncia do RN feita em julho sobre os desmatamentos das matas ciliares ainda esperar por alguma ação das autoridades competentes. Afinal de contas para quer existem o SEMA e o IBAMA? Aliás, a prefeitura de Rosário tem em seu quadro de funcionários públicos agentes ambientais... Custa muito fiscalizar nosso maior patrimônio? Salvar o Rio Itapecuru deveria fazer parte das posturas de nossas autoridades em diversos setores.
Em Santa Rita - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estar na cola de um responsável por criação de açudes a beira do Rio Itapecuru naquela cidade. Na Assembléia Legislativa do Estado Maranhão o Deputado Valdinar Barros do PT também já confirmou o caso. Segundo informou a assessoria da prefeitura de Santa Rita-MA ao RN, nenhuma atitude foi tomada pelo denunciado apesar de ter recebido notificação do Ibama sobre o crime ambiental. Os açudes estariam sendo construídos à beira do Rio Itapecuru, provocando um sério assoreamento. "A denúncia foi feita primordialmente por moradores da região, que optaram por não identificar o nome do autor do crime ambiental. As informações dão conta de que seis açudes para a criação de peixes ruíram com as chuvas, causando a degradação do rio", Afirmou ao RN o Deputado Valdinar Barros do PT. O Deputado petista alertou a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa para que investigue o caso “antes que seja tarde demais”, segundo informou a assessoria da Assembléia Legislativa do Estado Maranhão a redação do RN.




Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Ivaldo é um descaso só!! Estamos contando o dia... Em 2008 é bimba neles.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.